fbpx

Mentoring das Duas Palhas: Uma Metáfora para o Fluxo da Vida

Não controlamos os acontecimentos, não sabemos o que surgirá nos próximos minutos, mas podemos agir assertivamente no fluxo da nossa vida.

⏲ Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Mentoring das Duas Palhas: Uma Metáfora para o Fluxo da Vida (*)

Duas palhas amigas estavam passando sobre uma ponte, quando de repente, do nada, surgiu uma rajada de vento, e ambas não tendo onde se segurar, foram empurradas pelo vento e caíram no rio que passava caudalosamente por debaixo da ponte. A primeira palha, a mais nova, se colocou diagonalmente à correnteza do rio para poder segurar o rio e assim se salvar. E gritava que iria segurar o rio, e não importava como, o rio seria contido. Mas ela continuava se afogando. O rio não sabia que ela existia, e ela não fez a menor diferença para ele.

Mas para a palha é uma questão de grande importância. É a maior dificuldade de sua vida. Ela está se afogando, mas continua lutando, ela chegará ao mesmo lugar que chegaria se não estivesse lutando. No entanto, como está lutando, esse momento, esse período será de dor, de pesar, de conflito e ansiedade.

A outra palha, um pouco mais velha ou mais experiente, simplesmente se soltou, se entregou. Ela não está indo contra o fluxo; está deitada reta, na direção em que o rio está correndo – e acredita que está ajudando o rio a correr. O rio também não conhece a existência dessa palha. A palha pensa que, como está levando o rio para o mar, o rio vai chegar lá. E o rio desconhece essa ajuda.

O ser humano não tem nenhum controle sobre os acontecimentos, não temos nenhum domínio dos acontecimentos em si.

Veja as palhas, de repente elas estavam sendo levadas pela correnteza. Certamente isto não era a vontade delas, mas aconteceu. Os acontecimentos, sejam quais forem, são chamadas de Vontade do Todo.

Veja você, quantas e quantas vezes você se viu no meio de acontecimentos que não estavam nos seus planos, e eles simplesmente aconteceram. Por isto eu sempre ensino aos meus alunos de Formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR® que a vida é probabilística, precisamos estar preparados para viver surpresas e acontecimentos fortuitos.

Mas o Ser Humano tem a condição de escolher como agir frente aos acontecimentos, nós temos esta liberdade.

Mas o Ser Humano pode usar sua liberdade de duas maneiras. Pode usar a liberdade contra a vontade da existência, ou seja, contra os acontecimentos e criar conflitos. Nesse caso sua vida será de pesar, dor e angústia, e por fim ele será derrotado.

Outro indivíduo pode fazer da sua liberdade um objeto de entrega à existência – e sua vida será uma vida de alegria, uma vida de dança e canção.

E qual será o resultado final? O final será uma vitória para ele.

A palha que acredita estar ajudando o rio tem a probabilidade de ser vitoriosa. Ela não pode ser derrotada. A palha que tenta parar o rio certamente será derrotada. Ela não pode vencer.

Então é impossível conhecer a vontade da existência, mas certamente é possível transformar-se em um com a existência., e se esse for o caso, a vontade da uma pessoa desaparecerá e apenas a vontade da existência permanecerá.

Ou seja, eu aceito a vida como ela se apresenta para mim na medida em que os acontecimentos surgem, e me conduzo nestas condições. 

Algumas pessoas caem em rios muito caudalosos, e outras em rios de água tranquilas. Em algum momento tudo isto pode se inverter, isto também depende da Vontade da Existência.

Seja rio caudaloso ou de águas tranquilas continuo a jornada como ela se apresenta.

Ambas as palhas chegarão ao mar, de qualquer forma. Assim como todos nós um dia iremos sair desta existência, mas a questão é – como foi que você viveu? Teve uma vida alegre ou uma vida de sofrimentos?  Agiu como a primeira ou como a segunda palha?

Que tipo de vida você escolheu viver?

Tua vida pode ser uma constante luta, preocupações, angústias e sofrimentos porque não aceita o fluxo do todo, o fluxo da existência, fica inerte ou apenas reage com vitimismo e lamentações.

Tua vida pode ser de uma paz e profundo contentamento, porque se torna Um com o fluxo da vida, da existência, os acontecimentos se tornam também a tua Vontade.  Ou seja, cada momento estas em paz e em sintonia com a existência como ela é.

E obviamente devemos agir sempre, – e aos meus alunos, lembrem da postura condutora que aprendemos na formação de Mentoring – ter ações assertivas frente aos acontecimentos e ter profunda paz com os acontecimentos, sejam quais forem.

Vejo porém que estes enormes sofrimentos da humanidade advêm da ignorância, de não ter esta visão que estou apresentando aqui, e assim automaticamente vai-se acumulando sofrimento em cima de sofrimento.

Peço a cada mentor, a cada coach, a cada terapeuta, a cada psicólogo ou médico, assistente social, líder organizacional, e a todas as pessoas mais esclarecidas que entenderam profundamente esta metáfora das duas palhas, que ajudem ou orientem nossos iguais a tomarem rumos adequados na vida e superarem tanto sofrimento.

Esta conexão com o Todo, com o fluxo da existência, é a Sabedoria. Podemos sempre sermos guiados no dia a dia pela Sabedoria. Em outras palavras em alto e bom som:

Não controlamos os acontecimentos, não sabemos o que surgirá nos próximos minutos, mas podemos agir assertivamente.

É como estarmos num barco navegando no rio. Não temos controle sobre o rio, mas podemos dirigir o barco. O rio representa o fluxo da vida e o barco representa cada um de nós no fluxo da existência.

Ou como diz um conhecido clichê: Não podemos controlar o vento, para podemos direcionar as velas.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ter ações assertivas e profunda paz frente aos acontecimentos no fluxo da vida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Marcos Wunderlich
Formador em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®
https://holos.org.br

(*) Com base no livro Guerra e Paz – Osho

Confira também: Ordenação Mental: Eficácia no atendimento de Mentoring, Coaching ou Advice

 

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa