fbpx

Mentoria para Líderes e Seus Impactos nos KPIs

Líder, você seria capaz de identificar os KPIs que se relacionam direta ou indiretamente com Saúde Mental? Como a mentoria para líderes poderia colaborar com tudo isso?

Mentoria para Líderes e Seus Impactos nos indicadores de performance KPIs

Mentoria para Líderes e Seus Impactos nos indicadores de performance (KPIs)

Os KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas de gestão para medir desempenho; isso a maioria dos gestores sabem e aplicam no seu dia a dia. Sobretudo, esse indicador (KPI) é um número que sinaliza um desempenho. E cabe ao líder um olhar para além do número, ou seja, o que esse número indica, representa e especialmente significa.

Líderes, vocês seriam capazes de identificar os KPIs que se relacionam diretamente ou indiretamente com Saúde Mental? E com sustentabilidade? E com espiritualidade?

Como a mentoria para líderes poderia colaborar com tudo isso?

Provavelmente você já vivenciou a solidão na liderança?

Já conheceu um líder extraordinário, mas que pouco conseguiu formar ou desenvolver o time?

Pois é, é disso que este artigo vai tratar.

Boa parte das empresas ainda não sabe utilizar a sua inteligência coletiva para melhoria de performance, as trocas entre líderes e líderes com as suas equipes estão aquém do que deveriam e poderiam ser?

No entanto, há algo aparentemente simples, e que resolve parte disso; me refiro à Mentoria para Líderes. Nesse processo os líderes são estimulados a se apropriarem do conceito de mentoria e disseminar na organização. Dessa maneira, fazem com que o time funcione de forma colaborativa e contributiva.

Quando esse processo começa a acontecer, fica presente um dos valores fundamentais numa organização, o pertencimento. Isso porque aquele indicador de performance (KPI), não é o indicador do líder ou da organização, é um sinalizador de como e para onde, de fato, estamos indo. E só para lembrar, pertencimento é um dos valores da espiritualidade que humaniza as relações.

Você já parou para pensar o quanto as pessoas seguem e perseguem esses indicadores (KPIs) sem compreenderem o real significado deles?

Aliás, tem que ter significado? Se não tiver significado, será apenas um número? E pessoas, clientes, empresa, sociedade, serão meramente uma representação numérica. Aliás, você que lê este artigo, não quer ser apenas um número, não é mesmo?

Já teve com o seu time e perguntou o que representa cada um daqueles indicadores KPI?

Verifique se a resposta será sobre o que é ou o que significa? E insista no significado, pois será o significado que dará movimento, vida e sentido para as pessoas realizarem.

A mentoria para líderes instiga essa inteligência, que está lá, mas ainda pouco utilizada.

Os líderes precisam instigar os demais líderes a trazerem a mentoria para fazer parte da cultura organizacional. E isso não é novo, o “papa” da Mudança, Peter Senge já trazia isso em sua obra, A Quinta Disciplina: A dança das mudanças, esse conceito, lá citado como Banco de Ideia das melhores práticas. Precisamos compartilhar e fazer circular essa inteligência a partir do time de líderes, seja entre eles, seja com as suas equipes.

Boa parte de nós se sente melhor quando percebe a nossa utilidade, e esse sentimento aflora um outro valor importante para a construção de relações sustentáveis, a confiança, que também é um valor da espiritualidade; ser confiável e útil é uma questão de saúde mental.

Ser capaz de se abrir, compartilhar impressões, limitações e sentimentos sem o medo dos julgamentos, aliás bastante comuns nos ambientes corporativos.

A mentoria para líderes impulsiona esse processo e, assim como na vida, às vezes para mudar algo, não precisa mudar esse algo, precisamos mudar a forma de construir e interagir com esse algo. E, assim,  naturalmente tudo muda.

É preciso olhar para além dos indicadores de performance (KPIs), é necessário olhar para nós mesmo, e como esses números serão construídos, sobretudo, com significado e colaboração das pessoas.

Isso faz sentido para você? Deixe os seus comentários.

Caso queira saber mais, conheça então o curso que conduzirei juntamente com a Regina Sotto Maior na ESPM no período de 26 a 29/10/2021. Para isso, basta acessar o link https://lnkd.in/dpdzPWU ou então, se preferir, utilize o QRCOD a seguir .

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre mentoria para líderes e o impacto nos indicadores de performance (KPIs)? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Beijo no coração e abraços!

Adilson Souza, PhD
CEO e Fundador da Estação Liderança
https://estacaolideranca.com.br

Confira essa dica de Filmes e Série úteis para Liderança
Playbook Estratégias para Vencer: https://youtu.be/G-Qj1ZBityE

Confira também: Secretariado: Como manter relações sustentáveis e preservar a saúde mental?

 

Adilson Souza é pai de duas crianças e um adulto, marido e filho. Também é PhD pela Florida Christian University e tem mais de 30 anos de experiência e desenvolvimento do fator humano nas organizações. Como coaching e mentoring já atendeu mais de 1.000 empresários e executivos. É professor nos cursos de pós=graduação da ESPM, FGV, Florida Christian University e Ibmec. Realizou palestras e treinamento para mais de 350 mil pessoas no Brasil e exterior. Autor do livro Liderança e Espiritualidade: Humanizando as relações profissionais. CEO da Estação Liderança
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa