Mentoria ou Mentoring:
O que é e como pode ajudar na sua carreira e desenvolvimento pessoal?
Olá!
Que bom estar mais uma vez aqui neste espaço para trocarmos ideias! Hoje trouxe um assunto que está cada vez mais na pauta, a mentoria ou mentoring tem sido aplicado com frequência nas empresas bem como em processos de desenvolvimento pessoal.
Diante de um mundo que se mostra incompreensível e que sai da sigla VUCA como foi descrito há algum tempo, pelas letras V de volatility (volatilidade), U de uncertainty (incerteza), C de complexity (complexidade) e A de ambiguity (ambiguidade), agora vai para a definição BANI Brittle (frágil), Anxious (ansiosa), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).
Diante deste cenário o mentoring se torna então uma ferramenta para viver e trabalhar neste mundo.
O mentoring gera conexão e permite que as hierarquias sejam quebradas, o convívio multigeracional ampliado e que o capital humano seja transformado em um capital cooperativo através do aprendizado mútuo e da geração de um legado.
A mentoria tem como pressuposto disseminar o conhecimento e aprendizado a partir de alguém que vive o contexto na realidade, ou seja, que vivenciou a experiência prática e realizada por meio do acompanhamento e da orientação de uma figura conhecida como “mentor”.
O mentor é alguém que caminha ao nosso lado iluminando o caminho para processos a serem realizados. É uma relação de confiança e cooperação na qual o mentor, com base na sua sabedoria e experiência, proporciona ajuda e suporte a alguém não tão experiente de forma a elevar, de fato, o desenvolvimento pessoal e profissional.
O desenvolvimento é o produto da mentoria e. para que isso seja possível é necessário combater a resistência à mudança. Temos algumas curiosidades como: Você sabia que Steve Jobs foi um dos mentores responsáveis por ajudar Mark Zuckerberg a transformar o Facebook na rede social mais popular do mundo? .
Aprender com quem fez ou esteve lá é um privilégio para quem está em uma situação inédita, por isso cada vez mais empresas pequenas, médias e grandes têm se utilizado dessa metodologia.
Abaixo alguns tipos de mentoria aplicadas no mercado, a saber:
- One to one: sessões individuais em geral onde se trata de necessidades específicas do profissional em questão;
- Bidirecional: dois profissionais de diferentes áreas trocam experiências e compartilham conhecimentos que se complementam;
- Em grupo: um mentor compartilha sua experiência com um grupo de profissionais.
O mentoring vêm sendo usado também na área educacional e no apoio para entrada no mercado de trabalho e em transições de carreira.
As mudanças rápidas no mercado de trabalho, aliadas às novas tecnologias e diferentes formas de atuação profissional fez com que o mercado de mentoria crescesse rapidamente. De acordo com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), o número de profissionais de mentoring no país disparou 78% entre 2019 e 2020 na comparação com o ano de 2016, atingindo a marca de 35 mil mentores, com uma média de crescimento estimada em 19,5% ao ano.
A prática da mentoria se diferencia do coaching por tratar de objetivos mais a longo prazo e contar com a expertise e aprofundamento do mentor.
O mentor é um contador de histórias inspiradoras e ajuda a estabelecer estratégias, contribuindo assim com a cultura e valores da organização por meio de conversas transformadoras. Serve como uma fonte de inspiração em um determinado assunto ou campo de atuação.
Nesse sentido, um bom mentor se caracteriza por ser empático, fomentar a criatividade, orientar com foco em resultados, demonstrar capacidade de escuta e saber contornar obstáculos. Por sua vez, um bom aprendiz permanece ativo durante o processo para atingir os objetivos desejados com a ajuda de seu mentor.
Entre as principais competências do mentor podemos citar: a construção de confiança, escuta ativa, perguntas poderosas, aconselhamento, storytelling. Além disso, direcionamento para a ação e solução de problemas facilitando o aprendizado e dando feedback.
Abaixo 5 atitudes que mentores têm:
- Colocar as pessoas no centro;
- Alinhar expectativas;
- Apoiar sonhos;
- Ser otimista, e
- Transmitir sabedoria.
E você? Já é ou já tem um mentor e nem sabia?
Provavelmente! Isso acontece muitas vezes de forma orgânica! Você já deve ter pedido uma mentoria informal e já deve ter dado também. As mentorias acontecem em ambientes de confiança e trata-se de uma jornada onde há uma dedicação plena do mentor.
As organizações têm ampliado a prática de maneira formal e informal para temas que vão desde o compartilhamento de expertise, como outros ligados à planejamento de carreira, sucessão e desenvolvimento.
E você, já pensou em quem pode mentorar? Ou quem pode ser seu mentor para vencer seu desafio atual?
Hora de colocar em prática e ter conversas inspiradoras!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como a mentoria ou mentoring pode ajudar na sua carreira e desenvolvimento pessoal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Mônica Barg
https://www.monicabarg.com.br
Confira também: Lifelong Learning e Autogestão: Seu Guia para Avançar na Carreira
Participe da Conversa