fbpx

Medo de mudança!

É mais frequente encontrar pessoas com receio de mudar do que com iniciativa para isso, mas há momentos na vida em que as decisões precisam ser tomadas, ou o tempo e a oportunidade desaparecem junto com a coragem.

Há momentos na vida em que as decisões precisam ser tomadas, ou o tempo e a oportunidade desaparecem junto com a coragem. É dessa maneira que percebo algumas situações profissionais e de vida, de maneira geral.

É mais frequente eu encontrar pessoas com receio de mudar do que com iniciativa para isso. Mas já dizia Heráclito, filósofo grego que viveu aproximadamente entre 535 e 475 a.C.: ” A única certeza é a mudança”. Não há mudança sem algum risco.

Mudar de carreira, de emprego, de área, de segmento, é o que possibilita a renovação do ânimo profissional, pois um pouco de desafio faz bem para o ego, principalmente se a pessoa consegue superar os obstáculos. Tentar uma nova atividade, ou a mesma em outro lugar, já deve ser encarado positivamente.

Essa atitude e o investimento necessário para a superação das dificuldades iniciais fazem com que a autoestima aumente, que se adquira confiança e que se conquiste a percepção de que se é capaz.

Nessa trajetória também se adquire competências e amplia-se a percepção de mundo e os relacionamentos.

Lidar com o novo e sair da zona de conforto remete a pessoa para novos estágios de conhecimento, tanto pessoal, quanto do universo que a cerca. O frio na barriga, as noites mal dormidas pela ansiedade, o desejo de dar certo e de fazer o melhor geralmente acompanham essa situação.

Não se tem o controle de tudo – quando me falam sobre controle, costumo dizer que o máximo que temos é o autocontrole, e olhe lá! Por isso, exercitar o autoconhecimento deve ser um hábito.

Quando acreditamos em nós mesmos e nas nossas competências e desenvolvemos o senso crítico a ponto de buscar o aprendizado constante, as mudanças podem ser oportunidades valiosas.

Estudar, persistir, aprender e experimentar são atitudes esperadas daqueles que se aventuram no processo de mudança. Não inveje a coragem de quem muda. Termino esse texto com uma frase de Ghandi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. O momento pode ser oportuno.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa