fbpx

Medo: Amigo ou Inimigo?

O que é o pior que poderia acontecer se você tivesse coragem em realizar o que anseia? O medo é um sentimento que pode nos impulsionar ou paralisar diante de algo. O medo é o nosso sistema de alerta.

Olá cara leitora!

O que é o pior que poderia acontecer se você tivesse coragem em realizar o que anseia?

O medo é um sentimento que pode nos impulsionar ou paralisar diante de algo. A intenção positiva do nosso medo é nos proteger, analisar cautelosamente uma situação ou dependendo até acelerar todo o nosso organismo para agir rapidamente, o medo é o nosso sistema de alerta.

Quando surge uma circunstância nova em nossa vida o medo é acionado e nós somos as responsáveis pela ação ou reação que teremos. Vou apresentar duas situações que aconteceram comigo abaixo para exemplificar:

Primeira situação: eu inicie a minha carreira há nove anos e eu não conseguia ver nenhum progresso nos primeiros três anos. Eu ansiava em crescer profissionalmente e como consequência realizar as minhas metas pessoais. Porém, eu sentia alguns medos que eram: não ter dinheiro o suficiente para me especializar, não conseguir administrar bem as minhas atividades no tempo determinado, me dedicar muito naquela área e não ter o retorno, abrir mão de um tempo de ficar com a minha filha para eu poder estudar e perder o amor dela, entre outros. Esses medos paralisavam-me, a minha reação era reclamar da situação daquele momento, mas sem iniciativas para mudar o que estava acontecendo. Até que um professor na graduação disse: “Se você não está satisfeito com a sua remuneração, faça um exercício, pegue o seu currículo e o seu holerite, olhe para cada um e faça uma análise se é coerente a sua solicitação”. Essas palavras detonaram os meus medos, pois a minha vontade de ser uma profissional de grande valor e criar as oportunidades na minha carreira era muito maior. A partir deste dia eu fui realizando cada meta necessária, comecei a agir diante às circunstâncias e não mais ficar refém do medo.

Segunda situação: quando minha filha tinha alguns meses de vida, ela engasgou com a saliva, não conseguia respirar e foi ficando toda vermelha, ver aquela situação me deu muito medo de perdê-la e então eu imediatamente comecei a bater em suas costinhas, já pedi ajuda da minha mãe que foi soprando no seu rostinho para ajudá-la e então em poucos minutos, ela conseguiu voltar a respirar e ficar mais calma. Nesse caso o medo impulsionou-me a tomar uma atitude imediata e eu tinha que arriscar independente do que pudesse acontecer.

O medo é o nosso amigo quando nos mostra o que não devemos fazer, mas principalmente quando mostra o que devemos fazer. É um indicador do quanto estamos sendo corajosas em seguir nossos sonhos ou paralisados perante eles.

Os melhores resultados de nossa vida são sabotados, pela falsa idealização e pressuposições que temos e pelo medo de não saber lidar com a pior situação que pode ocorrer. Estimule a sua coragem em prever como seria essa difícil situação e como você poderia lidar com ela até normalizá-la, caso o melhor não seja atingido.

E lembre-se quando estamos paradas o medo está acionado para nos limitar e ele só pode ser o nosso amigo quando nos impulsiona, pois em cada ação existe um progresso no seu desenvolvimento e evolução.

Grande Abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa