Meditar, o que é necessário?

Se você acha que para meditar é necessário colocar incenso, sino, imagens, música e tudo mais, você precisa repensar seus conceitos. Quer saber o porquê?

2879
2879
o que é necessário para meditar

Meditar, o que é necessário?

Toda manhã gosto de caminhar pelo meu bairro. Faço isso não só por recomendação médica, mas também por ser um bairro com muitas árvores e uma grande área verde, parte de um Parque Ecológico, com plantas de várias espécies, permitindo que eu tenha um contato maior com a natureza.

Uma caminhada pela região permite observar o belo que o mundo nos oferece e sempre deparo com os mais diversos pássaros, tipos de plantas, borboletas e vez ou outra, alguns saguis, porém diariamente encontro bandos de maritacas saudando o dia com seus cantos ruidosos.

Tudo isto é um espetáculo que alegra nossos olhos e o espírito.

Por ser uma região tranquila e plana, muitas pessoas buscam fazer ali as suas caminhadas, normalmente por recomendação médica.

Gosto de observá-las e vejo que a maioria caminha sem perceber o cenário ao seu redor, andam mecanicamente como robôs atendendo a um comando. Olham e não veem, respiram e não sentem, vivem em outro mundo enquanto caminham, perdem a oportunidade de viver o momento presente. Apenas querem cumprir uma distância determinada, sem aproveitar para viver intensamente o caminho.

Uma caminhada também pode ser utilizada para meditação.

Como? Onde colocar o incenso, o sino, as imagens e tudo o mais que é necessário para meditar?

Infelizmente o senso comum nos fornece uma falsa imagem do que realmente é meditação. Mas abordar este assunto deixarei para uma outra oportunidade, pois quero focar em viver o momento presente e, a meditação é um dos caminhos mais eficientes para esta tarefa.

Podemos meditar caminhando, fazendo nossas refeições, lavando o carro e até mesmo sentados em uma cadeira em nosso ambiente de trabalho. Já existem empresas que treinam seus colaboradores a reduzir o estresse e o cansaço mental, apenas adotando a técnica adequada para se locomover de sua mesa até a área do café.

Viver no momento presente aumenta o FOCO, além de favorecer a criatividade.

Normalmente quando falo em meditação, algo que pratico há mais de 20 anos, algumas pessoas dizem que não meditam por questões religiosas. Que por ser uma prática budista, se opõe aos seus costumes religiosos. Nestas situações, costumo mostrar que todas as religiões praticam a meditação.

As práticas orientais a utilizam antes do nascimento de Buda, portanto o budismo incorporou algo que já se praticava ao longo dos tempos. A meditação serve para aquietar as vozes que temos dentro da cabeça. Tais vozes que, como um rádio defeituoso mesclam notícias do passado e do futuro simultaneamente.

De fato, aquietar a voz dentro da cabeça ajuda as pessoas a se sentirem mais perto de Deus.

Costumo também dizer que a oração é uma forma de meditação, desde que não seja uma repetição mecânica de um texto, porém se for uma repetição consciente e atenta, o texto se transforma em um mantra que auxilia a meditação.

A meditação favorece o autoconhecimento e por conseqüência o entendimento de nós mesmos, além de nos conduzir ao descobrimento do sentido e da nossa missão de vida.

As empresas de ponta, já descobriram esta excelente ferramenta e estão capacitando seus colaboradores na sua prática, além de dar condições para que pratiquem no local de trabalho, pois sabem que a meditação além de outros benefícios leva ao autoconhecimento e que equipes formadas por profissionais que tenham um autoconhecimento acima da média, são mais coesas, mais produtivas e criativas.

O autoconhecimento melhora as relações interpessoais e, por conseqüência, as características socioemocionais. Isso favorece a liderança por influência, além de manter o clima organizacional em níveis excelentes, por gerar um círculo virtuoso de entendimento e camaradagem.

Sugiro para sua vida pessoal e profissional que dedique atenção especial na prática da meditação. Se fizer isso, tenho certeza de que encontrará uma vida plena, sabendo saborear cada momento, que é único.

Alguns minutos diários de meditação permitem que você mergulhe dentro de você mesmo e examine a sua vida, pois uma vida não examinada, não vale a pena ser vivida.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Um inquilino muito estranho

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...