Anúncios

MBA: Como utilizar bem esse investimento!

Na crença de que fazer um MBA proporcionará um grande salto na carreira, muitos profissionais sonham com isso. O aperfeiçoamento profissional é realmente muito importante, porém não será só com isso que encontrará a chave do sucesso.

Hoje, realizar o sonho de fazer um MBA acompanha muitos profissionais brasileiros, pois acreditam que isso proporcionará, por si só, um grande salto na carreira. O aperfeiçoamento profissional é realmente muito importante, contudo não será só com isso que encontrará a chave do sucesso.

Fazendo uma simples metáfora, é igual a pessoa que poupa dinheiro; é ótimo esse hábito, mas, se o fizer desordenadamente e sem objetivos, poderá perder rentabilidade por causa de imprevistos e até mesmo gastar com impulsividades e acabar ficando sem nada, ou pior, se tornar endividado. Pode parecer loucura, mas já vi pessoas que eram poupadoras por um lado, mas que se endividavam no cartão ou outras ferramentas de crédito.

Então, para o MBA ser um bom investimento, primeiro de tudo, é preciso se planejar, ou seja, buscar um curso que realmente tenha relação com seus anseios profissionais. Caso contrário, será um investimento que só proporcionará prejuízos financeiros.

MBA é uma sigla inglesa para Master of Business Administration, refere-se a um curso de formação de executivos na área de administração, estudando matérias de finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outras. Lembrando que esse curso é oneroso, na maioria das vezes, e demanda um conhecimento prévio do participante.

Assim, ao buscar esse curso, se tem que ter um suporte financeiro que garanta sua participação e, mais que isso, projeções profissionais que façam esse investimento valer a pena. Como dito anteriormente, é preciso que se saiba que realmente poderá utilizar o conhecimento adquirido para obter um retorno lá na frente.

Tomando esses cuidados, o MBA se mostra uma bela alternativa para que se aprimore o relacionamento com parceiros de área, pois se estará convivendo com pessoas que, assim como você, querem crescer profissionalmente e que podem futuramente abrir portas para parceiros; é o famoso networking.

Portanto, se quer fazer um MBA, faça, mas muna-se do máximo de informações possível sobre o curso e o que ele pode agregar de valor à sua vida pessoal e profissional, se dedique e fique atento para aproveitar as oportunidades que terá a partir desse investimento. Dessa forma, se estará realmente tomando uma decisão consciente, que garantirá ótimos frutos financeiros e de carreira, em curto, médio e longo prazo.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa