Marketing Digital para profissionais liberais funciona (e muito!)

A comunicação digital é crucial para a sobrevivência de um autônomo. Muitos já despertaram e vêm conseguindo resultados expressivos com a construção da autoridade neste ambiente.

O Marketing Digital é indicado para profissionais liberais? Certamente! Aliás, em meus cursos e palestras, costumo dizer que pequenos negócios precisam usar as estratégias digitais mais até do que empresas de grande porte.

Em muitos casos, a comunicação digital é crucial para a sobrevivência de um autônomo. Muitos já despertaram e vêm conseguindo resultados expressivos com a construção da autoridade neste ambiente.

1) Transformando você numa autoridade

Para conseguir virar referência em qualquer área, um dos caminhos mais eficazes é através do Marketing Digital. E, principalmente, através de muita produção de conteúdo.

2) Atraindo visitantes para seus canais

É justamente com ótimo conteúdo, distribuído das mais variadas formas, que você vai chamar a atenção do mercado. A consequência disso é um aumento no acesso no seu site, redes sociais, canal de YouTube, podcast…

3) Convertendo esses visitantes em leads

Mas de nada adianta você apenas aumentar a audiência no seu site ou ter curtidas nos posts de suas redes. Curtidas não pagam boletos. É fundamental criar estratégias para transformar esses visitantes em leads, ou seja, em potenciais clientes.

Normalmente isso é feito através de conteúdos fechados e gratuitos, como e-books, videoaulas, webinários, pesquisas… Em troca desse rico conteúdo, o lead entrega a você o nome e e-mail.

4) Facilitando (e automatizando!) o seu relacionamento com esses leads

E o que fazer quando geramos os leads? Oferecer mais conteúdo e se relacionar. Descobrir as dores deles e como você pode ajudá-los.

A entrega do conteúdo que o lead demonstrou interesse, como um e-book, e a sequência de e-mails para distribuir mais conteúdo pode ser feita de forma automática. Existem vários softwares com essa função no mercado. Afinal, já imaginou gerar 100, 500 ou 1.000 leads com uma campanha e enviar o material e se relacionar com cada um, de maneira individual? Seria insano…

5) Transformando seus leads em clientes (e fãs!)

Para isso, só dependerá de você e da qualidade do seu serviço ou produto. Nesta era digital, tendemos a compartilhar boas experiências em nossas redes sociais. Ou seja, mais do que clientes, podemos transformá-los em embaixadores de nossas marcas.

6) Fazendo você vender outras soluções para os mesmos clientes (cross-selling)

Uma estratégia bastante usual no Marketing Digital é oferecer um produto de baixo valor para, em seguida, oferecer outros de maior valor.

Se você encantar o cliente na primeira experiência, a chance de você fazer uma nova venda é enorme.

Portanto, independentemente da sua área de atuação, você, profissional liberal, tem no Marketing Digital um aliado. Basta fazer o uso correto das estratégias.

Boa sorte e boas vendas!

Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa