fbpx

Marcas que se tornam comunidades: entenda por que o seu negócio precisa se tornar uma

Qual marca ou negócio não gostaria de desenvolver seus produtos e estratégicas com foco em uma comunidade engajada de fãs? Confira 5 dicas para fazer isso e construir uma rede de defensores da sua marca.

Marcas que se tornam comunidades: entenda por que o seu negócio precisa se tornar uma

Marcas que se tornam comunidades: entenda por que o seu negócio precisa se tornar uma

São muitas as oportunidades que o marketing tem oferecido as empresas na atual economia, de acesso, e cada vez mais compartilhada. Dentre elas, uma merece um destaque especial, afinal, qual marca/negócio não gostaria de desenvolver seus produtos e estratégicas com foco em uma comunidade engajada de fãs? Isso mesmo, mais do que clientes e/ou consumidores de soluções que você ou sua empresa desenvolvem, ao fortalecer essa construção de uma comunidade que acompanha, divulga e defende sua marca, de forma orgânica você passa a atingir outros públicos como consequência.

Em pesquisa divulgada recentemente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), fica claro como estar cada vez mais perto do seu público se tornou uma necessidade vital para os negócios. Segundo os dados, nos últimos três anos as empresas investiram mais de R$ 45 bilhões em ações para ficarem cada vez mais próximas dos clientes. Mais do que isso. O motivo desse alto investimento, identificado na pesquisa, é a percepção de que as marcas se distanciaram dos clientes, quando decidiram focar seus esforços em somente vender produtos, e se esqueceram de desenvolver um relacionamento com seu público-alvo.

E é justamente neste sentido, de comunidade, que os vínculos são criados e propagados. Em um mundo cada dia mais digital, é relativamente fácil fazer parte de diversas comunidades, mas se conectar verdadeiramente e sentir-se parte dela, é o grande desafio, tanto enquanto consumidor, quanto para os geradores de conteúdos e produtos.

Logo, incentivar e até mesmo proporcionar essa união dos clientes em prol de uma mobilização do bem, tem como consequência a divulgação da sua marca e aumento de vendas e negócios.

Mas João, como então fazer isso, criar e construir uma comunidade, uma rede de defensores da minha marca? Algumas dicas são:

  1. Clientes apaixonados são alimentados não apenas de bons produtos e entregas. Mas precisam sentir orgulho e admirar os posicionamentos e história da marca;
  2. Uma vez identificada essa comunidade, utilize este canal para ampliar o relacionamento com as pessoas que estão dispostas a divulgar e defender seu negócio de forma estratégica, no bom sentido. Quanto mais perto eles estiverem, maiores as chances de propagar os feitos que sua marca realiza;
  3. Seus valores e visão do mundo bem provavelmente são os mesmos das pessoas que se identificaram com sua marca e a defendem mundo afora. Então, explore essas afinidades e dê a eles conteúdos ricos e mais motivos para continuarem a seguir sua marca e suas ações;
  4. Quando os princípios e a identidade da marca de uma empresa se conectam com os anseios dos clientes, é desenvolvida uma forma de acolhimento. E esse acolhimento gera a tão sonhada fidelidade, maior desejo de qualquer negócio;
  5. Por fim, uma comunidade engajada e munida de motivações para propagar seus produtos/soluções, é também uma base humanizada, o que interfere diretamente na decisão de compra de outras pessoas. Desenvolver experiências únicas e exclusivas para este público pode ser uma boa alternativa para aumentar o engajamento orgânico. Gamificações, clube de vantagens e envio de produtos antes do lançamento, são alguns exemplos de como pode ser feito.

Na Bossanova estamos trabalhando para aumentar nossa comunidade e atender e fazer parte da vida do maior número de pessoas que compõem o ecossistema empreendedor. Como você viu neste texto, qualquer empresa ou negócio precisa investir para construir sua comunidade, e ela pode ser de colaboradores, de clientes, de fornecedores, e assim por diante. Transformar clientes em FÃS não é uma tarefa fácil, mas se conseguir, sua marca só tem a ganhar.

Gostou do artigo?

Quer saber mais como criar estratégias de marketing para tornar sua marca ou negócio em uma comunidade de fãs? Então, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em explicar.

João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/

Confira também: Você sabe jogar o Jogo Infinito? 

 

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa