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Mapa de Carreiras: Descubra o que é e veja como montar o seu!

Desenhar um trajeto para a ascensão profissional é importante para qualquer pessoa, o chamado mapa ou planejamento de carreira. Aprenda agora mesmo com uma especialista o que você precisa fazer para planejar o seu crescimento profissional.

Mapa de Carreiras: Descubra o que é e veja como montar o seu

Mapa de Carreiras: Descubra o que é e veja como montar o seu!
Por Roberta de Lucca (*) com a colaboração de Adriana Gomes

Especialista explica o que você precisa fazer para planejar o seu crescimento profissional

Desenhar um trajeto para a ascensão profissional é importante para qualquer pessoa. Alguns chamam isso de mapa de carreira, outros de planejamento de carreira, mas no fundo trata-se da mesma coisa. “O planejamento de carreira é algo contínuo e vivo na trajetória de um profissional. É o gerenciamento que uma pessoa faz da sua carreira, estipulando algumas metas para chegar onde ela deseja”, define Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.

Esse planejamento leva em conta diversos aspectos e tem boa carga de autoconhecimento. Nesse sentido, Adriana sugere que, quando possível, o profissional conte com a ajuda de um orientador especializado. Isso porque de maneira geral as pessoas não têm percepção clara de todos os seus aspectos comportamentais e emocionais e um especialista pode ajudar nesse processo, estimulando uma reflexão mais profunda de onde o profissional está e aonde quer chegar.

QUANDO FAZER O MAPA DE CARREIRA?

No final da graduação, o futuro profissional já deve começar seu planejamento. Isso acontece a partir da busca por estágios ou do primeiro emprego na área, o qual muitas vezes acontece enquanto o estudante está finalizando o curso. A partir daí então o processo é contínuo durante todo o tempo que a pessoa estiver trabalhando.

Adriana Gomes explica que existem dois pilares fundamentais para o planejamento, a saber:

1. Mapeamento do Mercado

O primeiro ponto é entender o que o mercado busca na área em que a pessoa pretende trabalhar. No caso dos recém-formados, verificar quais são os cargos de início de carreira e quais são as demandas destacadas nas vagas de emprego. Para isso, nada melhor que entrar nos sites ou no LinkedIn das corporações onde a pessoa gostaria de ser contratada e então observar as competências necessárias. O mesmo vale para quem já está colocado no mercado, mas que procura ascensão ou mudança de empresa.

2. Autoconhecimento

Quando entende as competências, habilidades e atitudes que o mercado deseja, então o profissional deve olhar de maneira objetiva e honesta para a sua experiência, para reconhecer e identificar quais são os pontos de aderência às exigências da empresa e o que falta para atender aos requisitos da vaga ou do mercado.

COMO FAZER O PLANEJAMENTO?

1. Coloque seu plano no papel

Escreva o que você almeja. Comece anotando o ponto onde você está, as suas metas e os seus objetivos a curto e médio prazo. Liste suas competências técnicas, o que precisa desenvolver e também suas habilidades ou carências de relacionamento interpessoal.

2. Dedique-se ao autodesenvolvimento

Após fazer uma leitura honesta dessa lista, é hora de investir na conquista dessas competências. Adriana sugere focar também no inglês e no Excel, dois conhecimentos altamente demandados no mundo corporativo. Dependendo da área ou da profissão, deve-se de fato buscar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de outras competências específicas.

Profissionais que já estão consolidados no mercado seguem o mesmo processo para chegar à próxima posição em que desejam atuar. Neste caso, é importante focar também em habilidades de relacionamento, fundamentais para a gestão de pessoas.

São cargos mais expansionistas do que técnicos, que demandam pessoas com mais capacidade estratégica de relacionamento. Portanto, o desenvolvimento de soft skills deve ser generalista. Invista em cursos, participe de workshops e seminários, faça atividade física, viaje, leia, vá ao teatro e faça terapia, que é um instrumento muito valioso de autoconhecimento, e tudo o mais que você goste. Não dedique sua vida majoritariamente ao trabalho.

3. Invista em Networking

Quem está em fase de estágio ou de primeiro emprego deve aproveitar todas as oportunidades para construir networking com professores, colegas de sala de aula e pessoas com as quais se relaciona fora da faculdade. Segundo Adriana, 75% das vagas são fechadas por indicação, então a ideia é ser visto, ou seja, fazer com que as pessoas saibam dos seus objetivos profissionais, conheçam a sua história de vida, as suas capacidades, conheçam o seu caráter e vejam como você se comporta.

O mesmo vale para quem já está no mercado. É importante circular, fazer contatos e ser ativo no LinkedIn. Subir posts, comentar postagens de profissionais que admira e assim criar uma rede sólida de interação.

4. Guarde dinheiro

Pode parecer estranho falar em poupar dinheiro num planejamento de carreira, mas isso é fundamental. Quando se tem educação financeira cria-se uma reserva que pode ser útil para uma eventual perda de emprego, para um período de procura por um novo emprego ou na fase de reposicionamento de carreira. De acordo com Adriana, o ideal é reservar 20% do salário todos os meses.

5. Reveja seu plano

Faça uma revisão anual do seu planejamento para um balanço que permita traçar parâmetros entre as expectativas e a realidade. Anote como está a sua relação atual com o seu emprego: há bons aprendizados, existem expectativas de crescimento, há reconhecimento do seu trabalho por parte da liderança? Listar esses aspectos, e todos os outros que considerar importantes, ajuda a visualizar em que pé estão as coisas e o que precisa ser mudado ou lapidado. Aproveite também esse momento para atualizar seu currículo.

(*) Roberta De Lucca é jornalista independente, com reportagens para as revistas Vida Simples, Bons Fluidos, Casa Claudia, Arquitetura e Construção. Foi freelance fixo do Estado de São Paulo. Coordenadora da revista Informe Atacadão, publicação interna do Atacadão, a maior rede de atacados do Brasil e integrante do Grupo Carrefour Brasil.

Link original da matéria: #tmjuntos

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como montar o seu Mapa de Carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar com você.

Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br

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Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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