Anúncios

Mais disposição, mais energia? Como?

Acorda sem disposição para sair da cama, parecendo que não dormiu o suficiente? Sente uma vontade grande de permanecer ali sem pensar nas responsabilidades?

Você, assim como eu, tem dias em que acorda sem disposição para sair da cama, parecendo que não dormiu o suficiente? Sente uma vontade grande de permanecer ali quietinho, sem pensar nas responsabilidades que por você esperam? Este artigo nos ajudará a compreender por que isso ocorre e o que podemos fazer para ser mais dispostos e até mais felizes todos os dias.

Não é nenhuma novidade que somos seres formados por corpo, alma, espírito e emoção. Entretanto, muitos vivem ainda de forma superficial. Alguns se esquecem do corpo, preocupando-se apenas com a mente ou buscando se aproximar do espírito.

Você pode aplicar este segredo em sua vida; quanto melhor você se sentir, maior será a continuidade de seu bem-estar e vou lhe ensinar nos próximos passos como conquistar isto. Da mesma forma, quanto mais o mal-estar se instala, maior pode ficar. Isso quer dizer que podemos induzir nosso cérebro a sentir o que quisermos mentalizando o que desejamos?

Algumas atitudes práticas podem contribuir para elevar o ponteiro de disposição e energia em nossos marcadores diários. Ora, se somos compostos por corpo, alma, espírito e emoção e já vimos que a última citada é a rainha da vida, influenciando diretamente em todas as outras partes, basta, então, fazermos alguns ajustes para melhorar em nós o ânimo e o vigor.

Podemos começar com a respiração

O presidente da Escola de Metafísica de Windyville, nos EUA, Laurel Clark, disse: “Aprender a inspirar e expirar completamente é uma das melhores formas de se energizar.” Sente-se com a coluna reta e feche os olhos. Foque sua atenção em sua respiração e inspire contando até seis. Segure o ar e conte até três e tencione todos os músculos de seu corpo. Expire, contando até seis, eliminando todo o ar, enquanto relaxa seus músculos. Espere por três segundos e repita novamente. Você pode praticar esse exercício de respiração recomendado por ele em vários momentos de seu dia ou sempre que quiser uma energia extra.

Tenha boas noites de sono

Cada um de nós tem uma necessidade específica de sono. Para quase todos, essa necessidade costuma girar em torno de oito horas. Um boa noite de descanso nos rejuvenesce. Respeitar nossos corpos durante esse período de descanso organiza nossos hormônios, relaxa, elimina os excessos e recompõe todas as nossas células. Por isso, é importante que, no período escolhido para dormir, não exista barulho, TV ligada, telefone ou música. E, como último lembrete, evite também ingerir alimentos pesados antes de ir para a cama, discutir com alguém pouco tempo antes ou levar imagens negativas em sua mente ao se deitar. Nessa hora, você vai precisar apenas de lençóis de algodão ou seda, paz e tranquilidade.

Tome bastante água

Lotsopoulos disse que “o motivo mais comum para fadiga é a desidratação, pois, se não há liquido suficiente em seu corpo, o volume de sangue cai, fazendo que ele tenha de trabalhar mais para continuar levando oxigênio e nutrientes para as células”. Se você sente que sua energia é baixa durante o dia, confira a quantidade de água que tem ingerido. Entre uma série de outros fatores prejudiciais, não tomar água o suficiente pode causar perda de memória e tontura. Uma dica: tenha sempre uma garrafinha perto de você e vá tomando aos pouquinhos.

Estique-se

Ficar sentado por muito tempo seguido é um erro. O médico Moshe Lewis explica que “seus vasos sanguíneos têm uma tendência natural a se contrair durante períodos em que o corpo está inativo. Isso diminui sua energia e faz você se sentir mais cansado, mesmo quando não está com sono.” Policie-se! Faça pausas nos longos períodos de trabalho e dê uma voltinha, tome um café ou saia para respirar ar puro por cinco minutos. Isso o tornará até mais produtivo.

Sente-se direito

Normalmente, temos o costume de nos sentar ou levantar com ombros, cabeça e pescoço virados para frente. Sentar-se de qualquer jeito exige muita energia, pois os músculos acabam fazendo o trabalho que é destinado aos ossos. Portanto, para diminuir o estresse e a fadiga, sente-se de forma ereta.

Tenha disciplina e foque em uma coisa de cada vez

Esta vai especialmente para as mulheres: sentimo-nos superpoderosas e capazes de executar várias tarefas de uma única vez. Para nós, é possível fazer o jantar, falar com a mãe ao telefone enquanto mexemos o feijão, responder à mensagem de texto que chegou ao celular nesse mesmo período, responder ao filho que teve uma dúvida no dever de casa e também ao marido que questiona o horário da refeição… tudo ao mesmo tempo! Porém, é impossível realizar tantas tarefas de uma única vez com 100% de excelência. Evite o cansaço mental e possíveis erros de atenção em seus trabalhos, focando-se em uma atividade de cada vez. Isso até otimizará seu tempo, já que, colocando toda a energia em uma tarefa por vez, você será mais ágil e garantirá sua satisfação.

Organize sua alimentação

Manter uma dieta pobre em nutrientes necessários para a manutenção de seu organismo e seu equilíbrio metabólico traz problemas em curto e longo prazo para sua saúde, prejudicando a disposição e a energia. Aumentar o consumo de alimentos crus, como frutas, verduras e legumes, trocar alimentos refinados por integrais, diminuir a quantidade de açúcar e gorduras ruins, têm como benefício eliminar de vez aquela sensação de cansaço fora de hora, sono excessivo e dificuldades de concentração. Dessa forma, pode-se garantir mais energia para enfrentar a jornada de trabalho ou de estudos tranquilamente e com pique.

Exercite-se regularmente

Com a atividade física, melhoramos nossa disposição e nossa energia, motivados pela ação da endorfina (neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem-estar). Ao nos exercitarmos, estimulamos a capacidade de nosso corpo de se adaptar frente a uma exigência: ele se esforça e sofre alterações, até encontrar um novo equilíbrio. Porém, assim como outras máquinas, o corpo humano precisa ser aquecido para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de “preguiça”.

Está difícil começar?

Se estiver difícil começar, faça os quatro passos a seguir e verá como fica mais fácil criar esse hábito:

  • Determine um prazo rápido: 30 minutos serão suficientes para manter a forma;
  • Visualize os benefícios de sua ação: ver o que iremos ganhar com nosso esforço nos motiva a seguir em diante;
  • Divida sua tarefa em partes: geralmente, a preguiça chega quando a tarefa fica muito difícil ou grande demais. Dividi-la em etapas facilita a execução;
  • Premie-se: para cada tarefa cumprida no prazo estabelecido, coloque um bônus. Essa atitude aumentará sua autoestima e manterá seu foco na continuidade.

Existem centenas de outras dicas para conseguir mais disposição e energia em nosso dia a dia. Porém, o mais importante é manter o equilíbrio da composição que na forma: corpo, alma, espírito e emoção. De nada adiantará cuidar maravilhosamente bem de seu corpo e não ligar para a alma e o espírito e ainda ter as emoções desordenadas.

Convido você a parar um minutinho. Faça o exercício de respiração sugerido no início deste artigo e relaxe. Agora, reflita acerca de tudo o que abordamos ao longo destas páginas e responda a si mesmo: o que realmente tem me roubado energia e disposição em meus dias?

Com essa pequena reflexão, você conseguirá identificar se precisa de mais atenção a algum de nossos quatro componentes e que comportamentos precisa eliminar ou incluir em sua rotina.

Adote essa ideia, sacuda a preguiça e renove seu estoque de vitalidade!

Juliana Rassi tem 20 anos de experiência profissional. Formada em Administração de Empresas e especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas. É coach, Consultora, Trainner e Palestrante em assuntos como carreira, qualidade de vida, autoestima e felicidade. Trabalhou mais de 15 anos no mercado corporativo com treinamentos comportamentais e desenvolvimento humano, tendo já passado por empresas nacionais e multinacionais como Vivo, O Boticário e Samsung. Já atuou em programas de desenvolvimento de empreendedores pelo Estado de Goiás.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa