fbpx

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte V)

O homem deve, no tempo e na finitude, levar alguma coisa até o fim. Isto é arcar com a finitude e contentar-se conscientemente com o fim.

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte V)

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte V)

Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente sobre Viktor Frankl e a Logoterapia, hoje vamos à parte V. Caso você não tenha lido as partes anteriores, então acesse: A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! parte I, parte II, parte III e parte IV.

“…a análise existencial tinha que atrever-se a dar um passo revolucionário e herético. Não apenas na medida em que se propôs a dotar o homem da capacidade de gozo e de realização, mas também na medida em que indo além desse objetivo, viu na capacidade de sofrer do homem, uma missão fundamentalmente possível e realmente necessária.” (Viktor Frankl)

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte V)

Entre 1928-1929, Viktor organiza em Viena e em outras seis cidades da Europa, centros de aconselhamento para a juventude. Neles, adolescentes com necessidade de aconselhamento psicológico são então atendidos gratuitamente.

Membros do Movimento da Psicologia Individual de Adler como Charlotte Buehler e Erwin Wexberg juntam-se ao projeto de Viktor. O professor de anatomia e vereador de Viena, Julius Tandler, provê o suporte financeiro para a empreitada.

Em 1930, Viktor organiza um programa de aconselhamento para estudantes ao final do ano letivo. Então, pela primeira vez em anos, nenhum estudante comete suicídio em Viena.

Viktor recebe reconhecimento internacional. Wilhelm Reich o convida para ir para Berlim, as universidades de Praga e Budapeste o convidam para palestrar.

Em Viena ele apresenta um curso e Higiene Psicológica. Logo após se formar, começa a trabalhar no departamento de Psicoterapia da Clínica Psiquiátrica da Universidade. Depois do seu doutorado é promovido a “Assistente”.

Entre 1931 e 1932, Viktor completa sua formação em Neurologia e trabalha no hospital “Maria Theresien Schloessl” em Viena.

Entre 1933 e 1937, torna-se chefe do pavilhão das suicidas no hospital psiquiátrico de Viena onde atendia cerca de 3000 mulheres anualmente. Sobre este período Viktor diz que as pacientes se tornaram suas professoras na medida em que ele procurava esquecer o que havia aprendido de Psicanálise e Psicologia Individual.

“O homem deve – no tempo e na finitude, levar alguma coisa até o fim. Isto é arcar com a finitude e contentar-se conscientemente com o fim.” (Viktor Frankl)

Até o próximo encontro!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Logoterapia e a busca de sentido? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/ , Viktor E, Frankl (1984), Alberto Nery.

Confira também: Logoterapia – A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! parte I, parte II, parte III e parte IV.

 

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa