Linguagem Corporal: Você sabe da importância?

Hoje, muito se fala sobre o poder da linguagem corporal e como ela pode ser utilizada para influenciar pessoas. A imagem que você quer passar para as pessoas, é realmente a que você está apresentando?

10521
10521

A imagem que você quer passar para as pessoas, é realmente a que você está apresentando? Hoje, muito se fala sobre o poder da linguagem corporal e como ela pode ser utilizada para influenciar pessoas, vários livros foram escritos sobre este assunto o que reflete a importância da linguagem corporal nas interações humanas. Afinal, conforme pesquisas mostram, somente 7% de uma conversa são representadas realmente pelas palavras que utilizamos, em torno de 55% são referentes à linguagem corporal, o restante está contabilizado sobre a entonação de voz, e outros fatores relativos à fala.

Só o fato de mais de 50% de uma interação ser influenciada pela linguagem corporal já é um grande sinal de sua importância. Livros como O Corpo Fala e outros referentes a este assunto, nos mostram como uma pessoa pode estar se sentindo em relação a uma conversa, interação. Explicam como pode estar seu humor, se está aberta a receber uma nova ideia, se está em dúvida e outras inúmeras situações. Quem leu estes livros ou possui conhecimento sobre o assunto começa a dar mais atenção na linguagem corporal das pessoas.

Você que já tem conhecimento e presta bastante a atenção na linguagem corporal das pessoas, e para quem ainda não conhece muito do assunto, repara na sua própria linguagem corporal? Já se deu conta da imagem que quer passar para os outros? E se já pensou nisto, esta imagem realmente está sendo congruente com o que e o modo que está falando? Pensou se as pessoas realmente estão recebendo esta imagem que quer passar? Uma forma de saber se isto está realmente acontecendo é perguntar para as pessoas, infelizmente isso muitas vezes não é possível em determinadas conversas.

Passar confiança, credibilidade, bom humor, e conhecimento, por exemplo, dependem muito do nosso próprio estado emocional no momento. Muitas vezes são passadas informações dúbias, falamos de uma forma e o corpo responde de outra. E como você já sabe, a maior parte da interação é realizada pela linguagem corporal, assim em muitas oportunidades a pessoa que está recebendo a informação não sente credibilidade no que se fala.

Você deve estar se perguntando, então o que fazer para que a informação que eu quero passar, seja congruente com meu estado e linguagem corporal? Uma prática simples a ser feita é realmente decidir qual imagem você quer passar aos outros. Vamos utilizar o exemplo da imagem de confiança. Momentos antes de começar uma conversa importante para você e que queira passar esta imagem, lembrar de um momento em que se sentiu extremamente confiante, lembrando de tudo que aconteceu naquele momento, com quem estava, onde e como foi. Quanto mais parecer real melhor.

Assim a probabilidade de passar de forma congruente a imagem de confiança para os outros será muito maior, pois a sua mente estará em um estado de confiança e passará comandos inconscientes para o seu corpo reagir de acordo com o estado desejado, no caso, confiante. Esta prática é conhecida e utilizada na programação neurolinguística, é uma maneira de ser mais efetivo quanto à mensagem e imagem que se quer passar.

Portanto da próxima vez que for para uma conversa importante ou a uma interação com mais pessoas, utilize seus conhecimentos sobre linguagem corporal, determine que imagem você quer refletir e entre naquele estado desejado lembrando de um momento anterior em que se encontrava no mesmo.

⚙️ Busca Coach
Convidado Especial do Busca Coach é a coluna reservada especialmente para os melhores artigos dos membros inscritos no Busca Coach, o maior diretório de Coaches do Brasil. Obtenha mais informações sobre os benefícios desta nova plataforma, clique no link abaixo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...