Lifelong Learning: A Habilidade de Profissionais Protagonistas
Em um mundo de IA, somos provocados a aprender de forma ágil e acelerada, a desenvolver a nossa capacidade de se adaptar a diferentes cenários bem como gerar valor de forma consistente para gerar resultados.
Nesse contexto, torna-se essencial desenvolver uma habilidade que é, sem dúvida, a base, se quisermos nos tornar protagonistas de nossas carreiras: O Lifelong Learning.
O conceito diz que é o aprendizado além da sala de aula, é o ato de aprender durante toda a vida, sejam adquirindo novas competências, habilidades e atitudes tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
O Fórum Econômico Mundial, lista competências chave para possamos crescer como sociedade, e esta habilidade é essencial. Nesta lista, vemos habilidades de lidar com nossas emoções, criatividade, resiliência, agilidade. Competências emocionais, sociais tem prioridade nas competências técnicas e isso exige que possamos ser estimulados a aprender sempre.
Podemos aprender através de 4 pilares diferentes:
- Aprender a Conhecer – onde exercitamos a pesquisa, curiosidade, o pensamento crítico ao questionar as coisas;
- Aprender a Fazer – onde nos arriscamos, experimentamos, testamos hipóteses, desenvolvendo nossa capacidade de lidar com erros e acertos;
- Aprender a Conviver – através da troca, compartilhamento, colaboração e interação com os outros;
- Aprender a Ser – onde nos colocamos como responsáveis pelo nosso próprio aprendizado e jornada.
Para desenvolver um olhar de aprendizado constante precisamos cuidar das barreiras do aprendizado. Por exemplo: achar que não precisa por já saber de tudo, a falta de repertório, o ego, falta de boas influências, mindset fixo, entre outros.
O efeito Dunning-Kruger nos mostra que nosso grau de confiança varia com o conhecimento do assunto. Quando você acha que mais sabe é onde mais precisa aprender e quanto mais aprende, pode se sentir mais inseguro que precisa saber mais. Buscar o equilíbrio é fundamental.
Para que você possa desenvolver seu Lifelong learning, algumas dicas práticas:
- Saia da zona de conforto, encare desafios com uma mentalidade de crescimento e olhar de aprendizado.
- Crie um mapa de habilidade – analise os seus pontos fortes, como estou frente ao desafio atual versus as competências necessárias para gerar resultados, quais oportunidades posso experimentar. Crie um plano de ação para sua própria carreira. Não espere pela empresa, gestor. Faça você a sua jornada.
Por fim, coloque intencionalidade. Sem estado de presença e intenção, não somos autênticos. Somos os protagonistas dos nossos sonhos. Portanto, esteja aberto para aprender e crescer sempre.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como desenvolver Lifelong Learning para que você possa se tornar protagonista da sua carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você sobre este tema!
Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/
Confira também: A Importância da Conexão no Exercício da Liderança


Participe da Conversa