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Liderando pelo Exemplo

Se você deseja ser um exemplo para a sua equipe através da liderança humanizada, continue lendo esse artigo, e aprenda mais sobre esse assunto que pode mudar a sua forma de gerir pessoas.

Liderar é instigar a capacidade criativa existente nas pessoas, porém isso demanda confiança e comprometimento entre líder e colaboradores.

Um bom líder é aquele indivíduo que todos querem seguir, que Lidera pelo Exemplo, e incentivando sua equipe com entusiasmo, inspirando confiança e vontade de crescer dentro de uma organização.

Um líder transmite positividade, mesmo em situações não tão favoráveis, encorajando a equipe a seguir em frente. Ele está sempre atento à forma como trata as pessoas que o cercam, possuindo a capacidade de ouvir sem arrogância as sugestões de seus funcionários, incorporando possíveis ideias para novos projetos.

E se você deseja ser um exemplo para a sua equipe através da liderança humanizada, continue lendo esse post, e aprenda mais sobre esse assunto que pode mudar a sua forma de gerir pessoas.

Liderança humanizada

Promover uma liderança humanizada é trabalhar o comportamento dos funcionários, eliminando crenças que nada agregam à produtividade da empresa.

O foco dessa liderança é no desenvolvimento das habilidades de cada colaborador, aproveitando ao máximo o que cada um tem a oferecer. Afinal ele é um líder, e não um ditador, por isso está sempre disposto a escutar, e dialogar.

E um gestor Liderando pelo Exemplo tem o mesmo comportamento e profissionalismo que espera de seus funcionários, transmitindo de forma natural a mesma postura aos membros da equipe, ajudando na criação de um ambiente de trabalho produtivo e agradável. Ele sabe lidar com cada pessoa, destacando o melhor de cada um, e reconhecendo os bons desempenhos, fazendo com que o trabalhador se sinta sempre motivado.

Servir

A relação entre o líder e seus colaboradores deve se pautar na humildade, transparência e respeito.

O verdadeiro líder tem consciência da importância de se ter autoconhecimento, e da necessidade de se melhorar a cada dia como gestor, e encontrar o equilíbrio entre liderar, mas também servir. Vejamos algumas diferenças entre essas duas ações:

a) Liderar:

Liderar implica motivar as pessoas para que sigam em frente mesmo quando a situação não é favorável. Ele lidera inspirando a sua equipe com tarefas que tenham significado para todos, os engajando para que se cumpra determinada missão de forma eficaz.

b) Servir:

Já servir como um líder, é libertar o potencial existente em cada um de seus colaboradores, para que desempenhe o seu trabalho com excelência.

Servir é oferecer todo o suporte que os seus funcionários precisam, os ajudando a descobrir seus próprios talentos enquanto profissionais, incentivando para que se tornem melhores a cada dia.

Autogestão

Em uma administração que preze pela autogestão não existe a figura definida do patrão, pois todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições, essas que ocorrem através de um consenso.

O profissional habilitado tem a capacidade de escolher e realizar ações por si mesmo com base em metodologias próprias de trabalho, sem a intervenção, auxílio ou coordenação de um líder, tomando decisões que melhor auxiliem na gestão da empresa.

O fato da organização funcionar de forma coletiva, faz com que o colaborador tenha mais motivação, incentivo, pois ele desempenha seu trabalho com o objetivo de superar metas pessoais, e gerar resultados para a organização.

Autorresponsabilidade

A autorresponsabilidade é o primeiro fundamento de um líder que almeja crescer como gestor, e se destacar em sua carreira profissional.

O líder autorresponsável nunca justifica as adversidades deparadas no caminho pelas circunstâncias, ou falta de oportunidade, pelo contrário, ele sempre reflete sobre a realidade atual, e busca se aprimorar como líder, dirigindo sua vida com metas bem definidas, e planos muito bem elaborados, visando ações concretas e eficazes.

Coaching

O processo de Coaching visa por meio de técnicas, ferramentas a fim de desenvolver as competências e habilidades, estimular, auxiliar, e despertar o potencial do indivíduo, aprimorando-o nos âmbitos pessoais e profissionais.

E esse processo engloba metodologias para trabalhar as qualidades do indivíduo. O Coaching define os pontos que podem ser melhorados, eliminando crenças limitantes, a fim de readequar certos comportamentos nocivos, aumentando a confiança e ajudando a estabelecer objetivos claros.

E o grande mentor desse processo é o Coach. A palavra Coach tem origem inglesa, e significa treinador/instrutor. Ele é o responsável por guiar a pessoa no caminho da conquista, para que se destaque e atinja suas metas em um curto espaço de tempo.

As lideres devem inspirar seus seguidores a ultrapassarem seus interesses próprios para o bem da empresa, mas prestando atenção também às necessidades individuais de cada um.

Ele faz questão de ouvir o seu grupo, pois ele sabe que sempre pode aprender ou perceber algo novo, enquanto o ato de falar limita ao processamento de ideias já formadas. Ele lidera pelo exemplo, trabalhando como se fosse o colaborador que opera, obtendo assim uma melhor visão para corrigir falhas, ou fazer melhorias. Atitudes essas essenciais para quem pretende se destacar no mercado competitivo atual.

Rui Mesquita

Rui Mesquita Author
Rui Mesquita é Diretor executivo do IMC, Master Coach e Coach Profissional com 4 Certificações Internacionais; Palestrante; Escritor; Programador  Neurolinguístico; Vendedor e Professor. É especialista em Comportamento Humano, Formação de líderes, Gestão de Vendas, Desenvolvimento de Processos e Gestão Empresarial, apresentador do Programa de TV e RÁDIO Liderando.
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