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Liderança, Reconhecimento e Gratidão

Em todas as conquistas, o reconhecimento é sempre a maior e melhor das recompensas; segundo Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

Liderança, Reconhecimento e Gratidão

Liderança, Reconhecimento e Gratidão

“A gratidão é a virtude das almas nobres.” Esopo (escritor da Grécia Antiga)

Em todas as conquistas, o reconhecimento é sempre a maior e melhor das recompensas; segundo William Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

Pode-se afirmar, sem receio de errar, que líderes bem-sucedidos têm em comum a admiração de suas equipes e que isto foi conquistado graças à prática consistente do bom hábito de reconhecer e celebrar conquistas e vitórias de indivíduos e/ou de times.

Por que razão, então, gestores e líderes têm tanta resistência em adotar a prática do reconhecimento?

Os motivos são vários e, entre eles, podemos citar a insegurança e o temor de demonstrar “fraqueza” e, ainda, porque para a natureza humana seja mais fácil e, para muitos, até mais prazeroso criticar erros, falhas e desempenhos insatisfatórios do que reconhecer e agradecer ações e feitos bem-sucedidos.

Reconhecer e demonstrar, de forma autêntica, gratidão às equipes por seus esforços contribui significativamente para estimular a motivação interna, o comprometimento e o engajamento e, também, ajuda a mantê-los confiantes com relação a seus empregos e, assim, estimulando-os a contribuir efetivamente para o sucesso do negócio. Ainda assim, a maioria dos gerentes não coloca a gratidão no topo de sua lista de prioridades e desperdiçam uma das maneiras mais eficazes de aumentar o moral, o desempenho e a produtividade

Recentemente, conduzi um processo de coaching/mentoria com um alto executivo reconhecido na organização como um  realizador  que “entregava resultados”, porém, ao mesmo tempo nas conversas de corredor era visto como egocêntrico e intratável.

Em uma de nossas sessões, perguntei-lhe como ele reconhecia e celebrava o bom desempenho de seus subordinados e sua resposta foi: para quê? “Eles são remunerados para entregar sempre o melhor” … Após algumas provocações ele reconheceu que o hábito de apenas criticar estava enraizado em seu comportamento e decidiu adotar a prática de oferecer reconhecimento e agradecer. Não é necessário dizer que os resultados foram extremamente benéficos para ele e para a equipe

Com relação ao tema, os autores Adrian Gostick e Chester Eltonof no livro “Leading with Gratitude”, listaram 8 ações para valorizar equipes e funcionários e, assim, melhorar o engajamento e a motivação; a saber:

  1. Diga o que quer, porque quer e peça sugestões de como fazer. Dessa forma, você se surpreenderá positivamente e se beneficiará das opiniões e conhecimentos de seus subordinados;
  2. Tenha sempre um comportamento de genuína intenção positiva no sentido de ajudar as pessoas a transpor os obstáculos ao alto desempenho. Promova um clima na organização onde os erros e falhas sejam encarados como experiências de aprendizado;
  3. Pratique uma das mais importantes “soft skills”: a empatia; coloque-se no lugar de seus subordinados, entenda suas dificuldades e como eles se sentem e agem em várias circunstâncias;
  4. No dia a dia garimpe e procure por ”pequenas vitórias” e dê reconhecimento e celebre; esta simples ação aumenta o engajamento e a produtividade de forma exponencial;
  5. Não tenha medo e ofereça reconhecimento e gratidão sempre. Não apenas nas reuniões anuais de avaliação de desempenho que, na maioria das vezes é apenas uma formalidade para “cumprir tabela”.
  6. A forma de expressar reconhecimento e gratidão não é um padrão que serve para todos; ao contrário, pessoas são diferentes e não reagem a “feedback” de forma diferente. Portanto, identifique as características e valores de cada um para que seu elogio seja significativo;
  7. Dissemine e reforce os valores essenciais da organização e celebre comportamentos e feitos alinhados aos valores corporativos;
  8. Pratique e estimule a prática do reconhecimento, agradecimento e celebração entre os pares para que as pessoas se sintam valorizadas; esta simples prática reduz o “turnover” e melhora o engajamento na organização.

Por fim, utilizar de forma consistente o reconhecimento e a gratidão é uma poderosa estratégia para criar uma cultura corporativa e ambiente de trabalho com colaboradores otimistas, motivados. E, por consequência, muito mais produtivos.

Gostou do artigo? Quer saber mais como praticar liderança, reconhecimento e gratidão em suas equipes? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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