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LIDERANÇA: Lições Antigas (e, por vezes, esquecidas…)   

Descubra lições valiosas da liderança que resistem ao tempo. Explore como líderes excepcionais incorporam esses insights, muitas vezes esquecidos, para alcançar o sucesso e inspirar equipes. E aprenda como se destacar como líder.

LIDERANÇA: Lições Antigas (e, por vezes, esquecidas...) para se tornar um líder melhor para seus colaboradores

LIDERANÇA: Lições Antigas (e, por vezes, esquecidas…) para se tornar um líder melhor para seus colaboradores

“Um líder deve aprender que palavras conquistam coisas que muitas espadas não conseguem.” (Game of Thrones) 

Pelos caminhos do mundo corporativo, cruzei com muitos executivos e empreendedores de sucesso que alcançaram resultados extremamente satisfatórios, porém, posso dizer, sem medo de errar, que, apesar de serem bem-sucedidos, nem todos são (foram) bons líderes.

Digo que bons líderes não são apenas aqueles que “entregam” bons resultados para agradar aos acionistas. Ao contrário, devem ser visionários e capazes de motivar seus colaboradores a seguir o caminho para o sucesso; eles não devem ser como o chefe que comanda, micro gerencia, exige respeito, cria autoridade e… gera medo nos seus subordinados.

Líderes verdadeiros devem servir de exemplo, tratar a todos com respeito e gentileza, ter uma visão clara e serem absolutamente honestos e coerentes; eles escutam, valorizam e motivam a equipe a fazer certo e o melhor para a organização.

Se você aspira ser alguém assim, pratique as três (antigas) lições de liderança para se tornar um líder melhor para seus colaboradores; são elas:

1. Seja um bom ouvinte

“Quanto melhor ouvinte for, mais entenderá e melhores serão os frutos a seu favor” (Edward Klumpp).

Uma das características mais importantes de um bom líder é ser um bom ouvinte, mas, infelizmente, no mundo da internet e dos dispositivos digitais, ser um bom ouvinte se tornou uma arte perdida…

Para ser um bom líder, você deve ser capaz de ouvir seus funcionários com atenção e empatia.

Para isso, você tem que oferecer a eles o seu tempo: preste sempre atenção no que seus colaboradores têm a dizer – eles podem querer compartilhar uma ideia, esclarecer suas dúvidas, pedir opiniões etc.

Crie o bom hábito de fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas e entender melhor a situação. Depois de ouvir pensamentos, ideias e preocupações, reserve seu tempo para refletir sobre eles e, então, em primeiro lugar, expresse sua concordância com as ideias convergentes – ao fazer isso, você cria um ambiente de confiança recíproca.

A partir daí, amplie a conversa para explorar conjuntamente as ações/soluções para implantar/resolver ideias/problemas e, o mais importante, defina o que fazer e comprometa-se com ações sob sua responsabilidade.

2. Aprenda a lidar com o fracasso

“Se um grande homem cair, mesmo depois da queda, ele continua grande” (Sêneca)

Não importa o quão bem-sucedido ou poderoso você seja, haverá momentos em que você passará por dificuldades, experimentará fracassos e se sentirá desmotivado. Bons líderes não desistem nessas horas; em vez de ficarem desmoralizados e desmotivados, encontram então maneiras de aprender a lidar com as falhas positivamente.

Parece óbvio que ninguém gosta de falhar. Ocorre que fracasso e sucesso fazem parte da vida e devem ser enfrentados e a melhor maneira de fazê-lo é através pensamentos realistas e lições aprendidas sobre os fracassos. Em vez de desistir, deve-se entender que a falha foi apenas o resultado de um difícil desafio e, desta maneira, extrair as lições dela decorrentes.

“Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo” (Thomas Edison)

Alguns “pseudo líderes”, ao se depararem com falhas ou fracassos, tentam colocar a culpa nos outros. Bons líderes jamais fazem isso e reconhecem as coisas que aprenderam com seus fracassos e assumem responsabilidade por suas ações; ao seguir opor este caminho, eles envolvem sua equipe para identificar seus erros e planejar maneiras de seguir em frente.

Deve-se, pois, discutir os fracassos com a equipe para, então, tirar lições dos erros e fazer as coisas de forma diferente da próxima vez.

3. Sirva de modelo

Bons líderes devem servir de modelo a ser seguido. Ao longo de minha vida corporativa, tive o privilégio de conviver com grandes líderes que me ensinaram muito. Cujos exemplos de comportamento sigo até hoje (certamente, também, cruzei com alguns cujos exemplos jamais devem ser seguidos…. também é um aprendizado…).

Bons líderes irradiam exemplos de otimismo, de persistência e de esperança; se você também quer ser um bom líder, você deve exibir traços positivos e características que inspiram as pessoas a respeitá-lo e admirá-lo.

Seja sempre empático com seus colaboradores e trate-os sempre com o respeito e a consideração que merecem. Porque o seu sucesso e o de seu negócio dependem do engajamento e do trabalho de sua equipe. Peça desculpas quando errar, nunca aponte o dedo e para encontrar culpados por seus fracassos e aprenda a assumir a responsabilidade por suas ações.

Pequenos gestos o tornam mais acessível e fazem com que todos o respeitem e o vejam como inspiração de um modelo a ser seguido.

Com certeza, o caminho para tornar-se um bom líder é longo, árduo e difícil. Qualquer um pode sentar-se em um escritório e delegar tarefas a seus funcionários. Ser um bom líder é muito mais do que isso! Que estas três simples lições de liderança para se tornar um líder melhor possam ajudá-lo a moldar seu roteiro para o sucesso.                  

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Quer saber mais lições de liderança para se tornar um líder melhor para seus colaboradores? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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