fbpx

A Liderança Feminina: Mulheres lideram melhor?

A mulher vem progressivamente marcando sua presença em todas as áreas e em todas as funções nas organizações. E elas possuem alguns comportamentos que são essenciais no exercício da arte de liderar!

No próximo dia 8 de março é comemorado em quase todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, uma data que surgiu na virada do século XX e teve início com a incorporação em massa da mão de obra feminina na Indústria. De lá para cá a mulher vem progressivamente marcando sua presença em todas as áreas e em todas as funções nas organizações.

Se a data foi instituída após grandes manifestações pelas péssimas condições de trabalho a que eram submetidas, hoje percebemos que cada vez mais as mulheres assumem postos de liderança e com significativas vantagens em relação aos homens.

Já falei sobre isto em palestras e geralmente sou aplaudido pelas mulheres enquanto os homens têm os comportamentos mais diversos que vão desde um inicio de vaia até uma fisionomia de inimigos para sempre. Nestas oportunidades costumo dizer da necessidade que nós homens temos em aprender um pouquinho (ou muito?) com as mulheres.

Em 1978 Kip Tindell, CEO da Container Steore já afirmava: “As mulheres em geral são melhores líderes do que os homens”.

Faço esta afirmação baseado em alguns comportamentos das mulheres e que são essenciais no exercício da arte de liderar:

  • Mulheres têm boa comunicação com equipes heterogêneas;
  • Mulheres sabem escutar melhor os problemas dos outros;
  • Mulheres têm espírito colaborativo;
  • Mulheres trabalham melhor em equipe.

Em uma recente palestra, Max Gehringer pediu para os homens olharem ao seu redor e fazerem um elogio às mulheres próximas. Após a maioria dos homens ter atendido a sua solicitação, ele explicou o motivo: Ela poderá ser sua chefa amanhã… Uma brincadeira com a plateia, mas que encerra uma grande verdade. Nós homens estamos um tanto estacionados em nosso estilo de liderança enquanto o sexo “frágil” vem se inovando a cada dia.

Talvez seja interessante analisarmos a razão desta escalada das mulheres em cargos de liderança e observarmos que se todos incorporarem estes comportamentos, certamente profissionais e empresas serão beneficiados.

Mulheres lideram melhor por terem estes comportamentos:

  • Costumam tomar a iniciativa mais facilmente;
  • Preocupam-se com o autodesenvolvimento;
  • Estão atentas com a sua integridade;
  • Tem facilidade em coordenar equipes multi tarefas;
  • Preocupam-se com o desenvolvimento dos outros. Por terem autoconfiança conhecem a sua força, isto é, não temem muito a concorrência profissional;
  • São experts em construir relacionamentos;
  • Inspiram as pessoas ao seu redor.

Se observarmos o que aqui foi escrito veremos que tudo se resume a algumas habilidades que são mais comuns nas mulheres que nos homens, e por serem habilidades, são passíveis de aprendizado, o que é encorajador para nós homens.

Sugiro que os profissionais coloquem estes comportamentos como metas de curto prazo, para que, com o auxilio de um Coach seja possível exercer cargos de liderança sem turbulências em um futuro próximo.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa