Liderança em tempo de Empresa 4.0?!

A importância da capacidade prática de empreender em um mundo de incertezas, cheio de turbulências, complexo e ambíguo, que exige continuamente a descoberta de novas rotas e decisões oportunas.

Na postagem anterior, mencionamos o lançamento do livro “Liderança – para onde vamos a partir daqui?”, dos autores portugueses Pedro Ramos e Anabela Chastre. O livro pretende ser pragmático em torno da Liderança e dos Líderes, dos contextos e processos, sobretudo quando os efeitos da chamada “Revolução 4.0” já se fazem sentir nas organizações, nas pessoas e nos processos de gestão. Resumidamente, Revolução 4.0 trata de unir as facilidades da Internet das coisas com a automatização, gerando inteligência aos processos e inúmeras possibilidades a produtos e serviços inovadores. No Brasil, isso começa a se mostrar cada vez mais presente.

Os autores desafiaram um conjunto de Líderes do presente, com múltiplas histórias de sucesso, para que embarcassem em uma viagem e projetassem o futuro dos Líderes e da Liderança num futuro incerto, desafiador e com momentos de enorme turbulência. Então nasceram mais do que respostas, alcançando várias pistas de reflexão e intervenção sobre as questões que os autores estudaram. Aos entrevistados foram aplicadas estas perguntas: a) Quais são os principais desafios da Liderança no topo nas organizações? Quais são as decisões mais críticas que hoje têm que tomar?; b) Quais as competências de quem “faz a diferença” nos contextos atuais das organizações? Como desenvolver essas competências?; c) Em face do que é possível prever sobre as empresas daqui a 10 anos, quais os desafios futuros que terão impacto em Liderança?; d) Como será a Liderança no futuro? Que competências deverão ter os Líderes de hoje para alcançar elevados níveis de eficácia nesses contextos?, e; e) Qual sua “estratégia pessoal” para se desenvolver como Líder na “viagem ao futuro”?

Os autores consolidaram as respostas dos entrevistados, o que também está detalhado no livro. Sobre o cenário futuro, as principais conclusões podem ser resumidas em cinco grandes desafios aos líderes do futuro:

  • A necessidade de decidir sobre os melhores caminhos, sempre mantendo o foco em objetivos e clientes;
  • As mudanças no contexto global, político e econômico-social, gerando altos níveis de incertezas e riscos;
  • A necessidade de os líderes montarem equipes multifacetadas, multiculturais e multiskilling;
  • A imperiosa necessidade de conciliar diferentes gerações, reunindo o melhor delas com foco nos interesses e demandas dos diferentes stakeholders;
  • Aceitar, entender e aplicar a tecnologia digital como fator crítico de sucesso aos processos de liderança.

Ao final, os autores resumem as dez competências críticas para o Líder do Futuro (ou o verdadeiro Líder das Futuras Organizações, como outra forma de analisar a questão), quais sejam: 1) Visionário; 2) Generalista especializado; 3) Curioso; 4) Networker; 5) Inspirador; 6) Focado nos resultados; 7) Resiliente e empreendedor; 8) Interessado no crescimento das pessoas; 9) Gestor multicultural, e; 10) Comunicador de excelência.

Enfim, a conclusão fundamental é de que a Liderança do Futuro será muito menos baseada em “novos modelos de liderança” e muito mais na capacidade prática de empreender em um mundo de incertezas, cheio de turbulências, complexo e ambíguo, que exige continuamente a descoberta de novas rotas e decisões oportunas. Se você criou motivação de embarcar nessa viagem ao futuro, terá no livro excelente sugestão de leitura. E se você quer entender melhor como a tecnologia irá interferir em Liderança nas “Empresas 4.0”, veja abaixo, este recente debate muito inteligente e bem-humorado, moderado pelo Pedro Ramos, autor do livro. Acredite, é imperdível!


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=veT9GDZS7po

Mario Divo Author
Mario Divo tem incrível experiência profissional, tendo chegado a meio século de atividade ininterrupta, em 2019. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo da plataforma Dimensões de Sucesso, acumulando com o comando da MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
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