Anúncios

Liderança e Sentido de Vida

Saber qual é o sentido de vida, é muito mais que de se ter uma meta, é a sua raiz, o que está subjacente a ela, é a motivação essencial e básica.

Qual é o seu sentido de vida?

Muitas vezes faço essa pergunta para o meu cliente, e a resposta é um silêncio, uma surpresa, como se nunca tivesse pensado no tema. Mas existem situações, onde eu fico surpresa, porque a resposta vem, como se estivesse apenas esperando que a pergunta fosse feita, e fico muito satisfeita, pois sei que esta pessoa pode ir muito além e alcançar seus objetivos e metas com maior facilidade.

Saber qual é o sentido de vida, é muito mais que de se ter uma meta, é a sua raiz, o que está subjacente a ela, é a motivação essencial e básica.

O sentido de vida difere de pessoa para pessoa, está vinculada ao desejo de satisfação de seus próprios sonhos ao longo da vida, ou de si e daquelas pessoas mais próximas, ou até em relação à humanidade em geral.

A busca desse sentido de vida está conectada com a própria vocação e missão, aquilo que dá um propósito real à sua existência.

Hoje vivemos num mundo onde em muitos momentos impera o vazio existencial, com predomínio de angústia e tédio, onde os problemas se tornam muito maiores. Estamos conectados a tudo e a todos, mas nem sempre cientes de nossas reais possibilidades.

As grandes lideranças têm seu sentido de vida muito claro. Veja o exemplo de Martin Luther King que arrebanhou milhares de pessoas para uma luta de maior respeito e igualdade racial, em seu discurso de 28 de agosto de 1963 onde entre outras palavras declarou “Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos essas verdades como autoevidentes que todos os homens são criados iguais.”

No mundo corporativo podemos citar grandes lideranças como Bill Gates e Steve Jobs, entre outros, que através de seus sonhos, tornaram seu sentido de vida palpável para o mundo da tecnologia.

O trabalho em equipe pede uma Liderança não só com visão de negócio e de futuro, mas também um sentido de vida claro, o que o auxiliará a gerenciar as adversidades e transpor barreiras, quando existe uma crença arraigada, ou um sonho a ser alcançado há um significado maior.

Esse Líder conseguirá engajar, unir, motivar e inspirar seus liderados de forma verdadeira e poderosa, e assim atingir não só grandes resultados dentro da empresa, como fazer a diferença no seu meio próximo e quem sabe ampliado.

Assim algumas características essenciais para esse Líder são:

  • Autoconhecimento:identificar seu propósito maior e sentido de vida, e fazer uso de sua inteligência emocional;
  • Proatividade: buscar autodesenvolvimento constante de si e proporcionar o mesmo para os seus liderados;
  • Comunicação:ter habilidade de transmitir a mensagem certa e clara para a sua equipe, com feedback positivo e corretivo.

De forma abrangente, ter claro o sentido de vida e de forma palpável, determina a capacidade de encarar os desafios que surgem na sua trajetória.

“Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’” (Viktor Frankl)

Natalia Marques
Psicóloga / Coach / Palestrante

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa