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Liderança e Otimismo para a Vida

Você sabia que o Otimismo para a Vida é um dos comportamentos que determinam um comportamento Resiliente? E que ele é essencial no processo de liderança?

O Otimismo para a Vida é um dos comportamentos que determinam um comportamento Resiliente, e se apoia num tripé que é o bom humor, o entusiasmo, pois a interação entre eles permite que a criatividade seja desencadeada e se encontre a melhor solução para o momento.

Em contrapartida as sensações negativas, a ansiedade, ou o sentimento de raiva e tristeza, não são bons aliados para o ser humano em geral e no ambiente de trabalho, interferem diretamente no clima organizacional e consequentemente no desempenho e produtividade, levando as equipes a não atingirem objetivos e metas.

Os sentimentos negativos levam as pessoas a interpretarem de maneira errônea os fatos, gerando distorções cognitivas, que levam a pensamentos catastróficos (“não vai dar certo”), leitura mental dos pensamentos dos outros (“ele deve estar achando que não sou competente”), ou justificamos (“se tivesse feito daquele jeito…, teria dado certo”).

E isso se torna uma bola de neve, existe um sequestro emocional, não vemos luz no final do túnel, e as consequências negativas vêm em cascata…

Pessoas com tônus emocional negativo, não interpretam de forma real e correta as próprias emoções e nem as alheias.

As lideranças que não têm Otimismo para a vida, criam um clima negativo, trazem prejuízos para a empresa e para os negócios, enquanto os que transmitem bom humor asseguram o êxito para as empresas.

Um Líder com capacidade de despertar no seu grupo de trabalho um estado de entusiasmo e cooperatividade, obtém desempenho e sucesso da sua equipe para atingir os objetivos.

Pesquisas nos mostram que para cada 1% de melhora no ambiente de trabalho, aumenta 2% o rendimento dos profissionais.

É importante entender que o que determina um Clima Organizacional da empresa é complexo, mas o entusiasmo dos colaboradores contribui entre 20% e 30%.

A capacidade de o Líder administrar e manter seu bom humor em alta, interfere diretamente no desempenho da sua equipe.

Observa-se que mesmo nas atividades mais estressantes, quando existe o espírito Otimista, há benefícios direto para as empresas, colaboradores desempenham suas tarefas com maior satisfação e geram melhores resultados e tornam os clientes satisfeitos.

O fato é que a Sinergia positiva da equipe de trabalho é criada através da ressonância do Líder que é obtida através de sua inteligência emocional.

“Nenhuma criatura consegue voar com uma asa só. A liderança talentosa ocorre onde o coração e a cabeça – o sentimento e os pensamentos – se juntam. Essas são as duas asas que dão ao Líder condições de voar” (Daniel Goleman)

Natalia Marques
Psicóloga / Coach / Palestrante

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
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