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Liderança e Gestão de Pessoas: Qual o Papel da Tecnologia?

Muitas vezes as companhias que surpreendem o mundo com suas inovações em produtos e serviços cada vez mais tecnológicos e digitais, ainda não são capazes de aproveitar adequadamente os recursos tecnológicos na atração e gestão de talentos.

Liderança e Gestão de Pessoas: A Tecnologia pode ser uma importante aliada, mas não protagonista!

Liderança e Gestão de Pessoas: A Tecnologia pode ser uma importante aliada, mas não protagonista!

Na era da Indústria 5.0, em que o big data, internet das coisas e inteligência artificial oferecem infinitas possibilidades em todas as dimensões da vida humana. As Organizações estão exponenciando suas performances com processos e soluções cada vez mais inovadores. No entanto, muitas vezes as companhias que surpreendem o mundo com suas inovações em produtos e serviços cada vez mais tecnológicos e digitais, ainda não são capazes de aproveitar adequadamente os recursos tecnológicos na atração e gestão de seus talentos.

Os recursos de Business Intelligence somados a outras ferramentas podem ser estratégicos para os processos de atração de novos talentos mais alinhados com as expectativas da função. E, claro, com a cultura da empresa na qual está ingressando. Os mesmos recursos também podem captar a experiência dos colaboradores e com isso orientar ações de melhoria e desenvolvimento. Ações estas que viabilizem a evolução das pessoas na jornada da companhia.

A tecnologia pode ser uma importante aliada na gestão estratégica de pessoas, não protagonista.

Esse protagonismo é inerente à liderança, cujo estilo e atuação são determinantes para a qualidade da experiência das pessoas, engajamento e direcionamento para performance e desenvolvimento. Recursos Humanos e lideranças têm responsabilidades complementares, mas distintas na atração, gestão e retenção de talentos. As lideranças ainda delegam muito daquilo pelo que são responsáveis nessa questão.

Além disso, ainda existe muito aprendizado organizacional a alcançar. A tecnologia sozinha não dá forma nem fortalece cultura organizacional, não cria missão, visão, propósito, valores praticados e competências. É fundamental que esse arcabouço cultural esteja bem estruturado e refletindo adequadamente a realidade da Organização. Porque quando bem estruturado orienta as decisões de gestão, inclusive de pessoas. Importante destacar que sem um desenho claro das competências organizacionais estruturadas numa régua que traduza aquilo que se espera das pessoas em todos os níveis da Organização, a employee experience pode ser negativamente comprometida.

A tecnologia oferece insights, recursos e informações preciosos que só são estratégicos quando conectados ao mindset de crescimento.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as responsabilidades da Liderança e Gestão de Pessoas utilizando a Tecnologia como aliada no processo? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Fábio Castilho
https://www.linkedin.com/in/fábio-castilho

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Fábio Castilho é executivo, consultor de DHO e coach. Experiência de 16 anos como executivo do mercado financeiro e líder de times de alta performance. Master-practitioner em Programação Neurolinguística formado pela Sociedade Brasileira de PNL; Coach formado pelo ICI; Certificado em Neurociência Aplicada ao Coaching pelo Instituto Conectomus. Pós-graduando em Gestão de Pessoas: Carreiras, liderança e coaching pela PUC; MBA em Gestão Financeira pela ESAMC; Graduado em Administração de Empresas pela ESAMC. Mentor e coach de líderes e executivos que buscam excelência em suas performances; Consultor associado da Estação Liderança, Consultor em Gestão Estratégica de Negócios, Instrutor de treinamentos
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