Anúncios

Liderança e Equipe de Alta Performance

Um grande líder tem a capacidade de construir equipes de alta performance. No entanto, nem todos os líderes investem tempo para essa construção.

1273
1273
construir equipes de alta performance

Um grande líder tem a capacidade de construir equipes de alta performance. No entanto, nem todos os líderes investem tempo para essa construção. Muitas vezes, quando reúnem o seu time, focam em discussões referentes à entrega das atividades e dos números da área, olhando pouco para as questões interpessoais e comportamentais da equipe.

Equipes de alta performance conseguem maximizar os seus resultados, além de manter um clima organizacional mais favorável. Isso impacta diretamente no crescimento e na retenção dos integrantes do time.

Então como construir equipes de alta performance?

Para isso, é fundamental entendermos quais são as principais características que as equipes de sucesso apresentam.

1. Objetivo claro:

Todos da equipe devem saber quais são os objetivos a serem alcançados e, mais do que isto, precisam estar engajados com estes objetivos. Esses objetivos devem ser desenhados junto com os integrantes, que serão os grandes responsáveis em alcançá-los. O ideal, é iniciar essa construção fazendo um diagnóstico dos erros e acertos do grupo no último período, para então descrever o que desejam alcançar no futuro.

2. Empowerment:

Permitir que as pessoas tragam seus conhecimentos, experiências e motivação, compartilhando informações e decisões com a equipe. Para isso, é importante que haja encontros periódicos dos integrantes do time com foco em discussões e reflexões sobre como estão trabalhando, e o que podem fazer para melhorar. Outro exemplo, são reuniões de troca de conhecimento, no qual os próprios integrantes irão compartilhar informações e aprendizados para que possam crescer e se desenvolver juntos.

3. Diversidade:

Uma equipe de alta performance é formada por diferentes tipos de pessoas que apresentam diferentes habilidades, permitindo com que se complementem e consigam realizar o trabalho utilizando o potencial de cada um.

4. Relacionamento e Feedback:

As pessoas têm crenças e valores diferentes e, consequentemente, comportamentos diferentes. Numa equipe de alta performance as pessoas aprendem a respeitar a visão de mundo do outro e buscam criar relações de confiança. Usar o feedback, como uma ferramenta que possa ajudar o outro a se desenvolver cada vez mais, e acabar com os ruídos de comunicação.

5. Interdependência:

Entender que ninguém joga o jogo sozinho. No momento em que um lado está mais fraco, o outro lado fará mais força, para que juntos possam chegar ao seu objetivo. Integrantes de uma equipe de alta performance sabem quando pedir ajuda, sem terem medo de parecerem fracos ou incompetentes.

O líder é o responsável em permitir que essas cinco características sejam desenvolvidas dentro de sua equipe, para que ela deixe de ser apenas um grupo de pessoas com um objetivo em comum, e passe a ser uma equipe de alta performance. Ele deve dar a direção, compartilhar a visão e o objetivo a ser atingido. Permitir que os membros da equipe utilizem a sua inteligência, o seu conhecimento, colocando as pessoas certas nos lugares certos, fazendo assim com que seus talentos sejam explorados, de forma diversificada, executando as tarefas de forma excelente.

Além disso, o líder deve valorizar a transparência, credibilidade gerando um ambiente de confiança, estimulando a troca de feedback entre todos, começando pela habilidade em receber feedback de sua equipe. Estimular a interdependência, fazendo com que percebam que nenhum integrante da equipe é melhor do que todos juntos. Por último, o líder deve celebrar as conquistas. Tanto dos resultados alcançados, quanto das pessoas que participaram do processo, crescendo e se desenvolvendo, tornando-se uma Equipe de Alta Performance.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

Confira também: Liderança Consciente: Uma nova abordagem para o desenvolvimento de líderes

 

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa