fbpx

Liderança Autêntica com Propósito

Como seriam os resultados nas empresas se fosse possível determinar traços de personalidade, características ou estilos que definissem um conceito ideal de liderança?

liderança autêntica

Liderança Autêntica com Propósito

Querido leitor,

 

É com imenso prazer que estreio como colunista na Cloud Coaching, esta revista que muito me inspira. Falar sobre liderança é um tema que me apaixona, especialmente por ter experimentado ao longo dos meus 31 anos de experiência, diversas formas de abordagens com liderados, a maioria assertivas, outras nem tanto. Movida por um desejo profundo de ser uma líder melhor, eu me empenhei, incansavelmente, até compreender os verdadeiros aspectos que levam uma pessoa a fazer jus a esse “título”.

Eu aprendi a liderar na raça! Teoria nenhuma poderia me dar, sozinha, toda essa riqueza de experiências que acumulei. Ela muito contribuiu, entretanto, foi a prática, representada pelas vezes que caí e levantei, por essa minha obstinação em me superar, dia após dia, por encarar os desafios com coragem, por refutar “verdades absolutas”, ditas por gestores com mais “experiência” que eu, por acreditar no potencial do ser humano e desejar seu crescimento tanto quanto o meu próprio, pela ousadia de riscar do meu dicionário a palavra “impossível”, que consegui alcançar um crescimento exponencial ao longo da minha trajetória  e chegar até aqui, com a visão e consciência ampliadas em relação ao significado de “ser líder”.

Essa mesma prática me ensinou algo que procuro disseminar por onde vou: A razão de existir de uma empresa são os números, porém, o único meio de acesso aos números são as pessoas; não há outra maneira de se alcançar resultados, e é por isso que o desenvolvimento de habilidades comportamentais têm se tornado cada vez mais importantes, nesta era veloz de transformação e mudanças sem precedência. Minha maior motivação sempre foi esse propósito que me move, associado à constância de ações buscando alcançar minha melhor versão, reforçando assim minha liderança autêntica para aqueles que tenho o prazer de influenciar.

Shirley Brandão

Liderança Autêntica com Propósito

Imagine como seriam os resultados nas empresas se fosse possível determinar traços de personalidade, características ou estilos que definissem um conceito ideal de liderança!

Essa dúvida permeou a mente dos cientistas durante muito tempo e, após 50 anos de pesquisas, eles chegaram à seguinte conclusão: não existe nenhum estilo, talento, traço ou característica universal na raiz de sucesso dos líderes – homens, mulheres, jovens, maduros, de diversas nacionalidades, religiões e origens raciais – que defina quem são os melhores, portanto Autenticidade é o que os define.

É preciso ter muita coragem para ser autêntico, vivendo em um mundo onde as comparações ainda são comuns. Mas quanto mais as empresas compreenderem a importância de estimular a autenticidade entre seus líderes e colaboradores, maior será o impacto positivo nos resultados que almejam. Quanto mais os líderes – estejam eles liderando pessoas ou a si mesmos – estimularem em si o seu próprio crescimento e evolução a partir da potencialização de suas forças de caráter e virtudes, dons, habilidades e características individuais de suas personalidades, mais corajosos, competentes, produtivos, engajados, determinados e felizes se sentirão.

Ser um líder autêntico é fundamental para despertar a paixão por objetivos e metas e liderar com o coração, além da cabeça. Empresas que permanecerão no mercado e se destacarão das demais nessa nova década, são aquelas que de fato reconhecem que a inteligência emocional e espiritual, além da intelectual, devem integrar o perfil ideal de seus líderes autênticos.

Em tempos onde o autoconhecimento é a chave para a mudança, novas atitudes são necessárias para cultivar a autenticidade. Elas estão ligadas ao fato de olhar para dentro de si, encarar seus medos, aceitar suas vulnerabilidades e acolher sua transformação com amor e autocompaixão. Esse pode ser um processo doloroso.

Algumas dessas atitudes são: 

1. Aprender com as histórias da própria vida

Para ser um líder é preciso se arriscar e isso quer dizer nem sempre acertar. As falhas estão presentes no exercício evolutivo da liderança. O que importa não é o que te acontece, mas o que você faz a partir disso.

2. Ter coerência entre discurso e ação

Não há como ser autêntico apenas com um belo discurso, é preciso ter coerência entre o que se diz e o que se faz. “As palavras ensinam, mas só o exemplo arrasta”. Particularmente, em se tratando de liderança, não acredito que palavras ensinem sem o exemplo. Esse sim, isolado já ensina, mas associado à palavras congruentes, tem um forte poder de arrastar multidões.

3. Motivar-se por fatores intrínsecos

Garra e determinação para atingir sonhos e objetivos são os fatores que mais impulsionam um líder a fazer acontecer. Então não basta correr atrás do sonhos da empresa e de seus liderados, é preciso também buscar realizar os próprios sonhos.

4. Ter clareza de propósito

Entre os elementos que ativam nossa determinação e nos mantêm motivados, entre a coerência em relação ao que se diz e o que se faz, entre a capacidade de olhar para dentro e aprender com a própria vida, está o propósito. O propósito é o sentido que todo líder precisa para gerar as ações necessárias que só reforçarão sua autenticidade ao longo de sua jornada.  

Um grande abraço e até a próxima edição!

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Não deixe de acompanhar a coluna: Liderança Autêntica com Propósito

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiencia. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técni-cas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Co-aching Vibracional (Brasil/Atacama/Havaí); É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Palestrante Internacional já tendo palestrado em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo de-senvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa