Formar ou Contratar um líder? Descubra as 7 principais habilidades de uma boa liderança
Encontrar bons líderes está cada vez mais desafiador para as empresas; muitas talvez estejam esperando encontrar profissionais prontos no mercado, o que acontece na maioria das vezes é que mesmo o líder que tenha experiência, ainda assim precisará aprender e se adaptar com a cultura da nova empresa. Um movimento que está sendo bem recorrente nas organizações é a formação das próprias lideranças, colaboradores que já vivenciam a cultura passam por um processo de capacitação para assumirem papéis de lideranças.
E afinal de contas quais são as habilidades mais requisitadas para uma boa liderança? Separei algumas que considero mais importante:
1. Comunicação
Uma habilidade de liderança fundamental é a capacidade de se comunicar clara e efetivamente com as pessoas, incluindo a capacidade de ouvir, articular ideias de forma clara e concisa. Além disso, a capacidade de adaptar a comunicação para diferentes públicos e situações.
2. Inteligência emocional
Líderes com habilidades emocionais bem desenvolvidas conseguem gerenciar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros, o que pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.
3. Visão estratégica
Um bom líder deve ter uma visão clara do futuro e ser capaz de definir metas e estratégias para alcançá-la e isso inclui habilidades de planejamento, pensamento crítico e tomada de decisão.
4. Capacidade de inspirar e motivar
Líderes eficazes são capazes de inspirar e motivar as pessoas ao seu redor, criando assim um senso de propósito e engajamento.
5. Habilidade de delegar tarefas
Líderes devem ser capazes de delegar tarefas e responsabilidades para outras pessoas, confiando que elas serão capazes de cumprir suas funções e alcançar os objetivos definidos.
6. Flexibilidade
Liderança envolve trabalhar em um ambiente dinâmico e muitas vezes imprevisível, portanto, é importante que os líderes sejam flexíveis e capazes de se adaptar a mudanças e situações imprevistas.
7. Habilidade de construir relacionamentos
Líderes eficazes constroem e mantêm relacionamentos fortes e positivos com as pessoas ao seu redor, incluindo membros da equipe, clientes e parceiros de negócios, que pode envolver habilidades de networking, empatia e resolução de conflitos.
Essas são apenas algumas das habilidades que podem contribuir para uma boa liderança, mas a lista pode variar dependendo do contexto, setor e organização em questão.
Então, se você é empresário ou gestor esteja atento aos comportamentos dos seus colaboradores, o seu próximo líder pode já estar na sua empresa. Muitos colaboradores só precisam de um olhar de fora e um direcionamento para se desenvolverem e assim entregarem os resultados que a empresa necessita.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as habilidades mais requisitadas de um líder eficaz? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Priscila Guskuma
Mentora Estrategista de Negócios/Especialista Comportamental
https://www.priscilaguskuma.com.br
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