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Líder: 10 Dicas para Ter Conversas Construtivas com Seu Time!

Comece 2024 com o pé direito, estabelecendo boas conversas com seu time para criar um ambiente de confiança. Explore 10 dicas práticas para líderes e garanta conversas construtivas que impulsionam a colaboração.

Líder: 10 Dicas para Ter Conversas Construtivas com Seu Time!

Líder: 10 Dicas para Ter Conversas Construtivas com Seu Time!

Você quer começar o novo ano com o pé direito, estabelecendo boas conversas com seu time, de forma a criar um ambiente de confiança?

Bem, ter um bom diálogo e manter uma conversa construtiva envolve várias práticas e habilidades. Aqui estão algumas dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação e facilitar conversas produtivas com seu time:

1. Tenha uma escuta ativa:

Escutar exige um despojamento de si e, de fato, um interesse genuíno pelo outro. Muita atenção ao que o outro fala, sem interrompê-lo, bem como sempre fazendo contato visual e acenando com a cabeça para mostrar que está ouvindo. Para que a escuta ativa funcione, você não pode permitir que seu pensamento caia no julgamento/avaliação do outro.

2. Demonstre empatia:

Valide o outro com um olhar empático, mostrando assim que você entende os sentimentos e perspectivas da outra pessoa. Coloque-se verdadeiramente no lugar dela para compreender melhor suas preocupações e suas emoções.

3. Evite julgamentos precipitados:

Evite tirar conclusões rápidas e julgamentos antes de ouvir completamente o que a outra pessoa tem a dizer. Cabe aqui o mesmo alerta da escuta ativa, ou seja, você deve substituir o pensamento julgador e crítico por um olhar empático, ou seja, um olhar do ponto de vista do outro.

4. Controle suas emoções:

Mantenha a calma, mesmo em discussões emocionais. Respirar profundamente e pausar antes de responder, pode certamente ajudar a evitar respostas impulsivas.

5. Seja claro e positivo:

Use linguagem não verbal positiva. Sorria, mantenha uma postura aberta e use gestos que mostrem interesse e empatia. Use uma linguagem clara e evite ambiguidades. Certifique-se de que suas palavras transmitam, de fato, sua mensagem de maneira eficaz.

6. Lide bem com o diferente:

Esteja aberto a considerar pontos de vista diferentes dos seus. Lembre-se de que não é necessário concordar, mas é importante respeitar e considerar as opiniões dos outros. Nem todas as conversas levarão a um acordo ou consenso. Esteja disposto a aceitar que as diferenças podem existir e que isso é normal.

7. Pense antes de falar:

Antes de falar, pense sobre como suas palavras podem ser interpretadas pela outra pessoa. Evite comentários ofensivos ou provocativos. Evite trazer ressentimentos passados ou então questões irrelevantes para a discussão. Saiba a hora certa de discordar e concordar.

8. Respeite o tempo e o espaço do outro:

Às vezes, é necessário adiar uma conversa importante para um momento mais apropriado. Certifique-se de que ambos os participantes tenham tempo e espaço para se envolverem na conversa.

9. Use o “eu” em vez do “você”:

Em vez de acusar a outra pessoa, compartilhe suas próprias perspectivas e sentimentos usando frases como “Eu sinto que…” em vez de “Você sempre…”

10. Estimule o outro a falar:

Em vez de fazer perguntas que exijam apenas uma resposta sim ou não, faça perguntas abertas que incentivem a pessoa a compartilhar mais informações e insights.

A prática leva à melhoria. Por isso, pratique boas conversas.

Aprimorar suas habilidades de comunicação e manter diálogos construtivos requer tempo e esforço. O objetivo é criar um ambiente de comunicação respeitosa, onde as pessoas se sintam ouvidas e compreendidas, mesmo quando discordam. Isso certamente promove relacionamentos mais saudáveis e eficazes em todos os aspectos da vida.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como aprimorar suas habilidades de comunicação e facilitar conversas construtivas com seu time? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Até o próximo artigo!

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: Por que é tão difícil ter uma conversa produtiva?

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
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