fbpx

Lições de uma corrida de 10 km na areia

A mente pode ser uma grande ferramenta empoderadora e levar você ao sucesso, mas também pode detonar com a autoconfiança. Se você não tiver consciência dos seus pensamentos, eles podem levar você ao caminho errado. E as emoções, estão diretamente associadas àquilo que você pensa.

No sábado passado, dia 28, eu tive a oportunidade de experienciar uma corrida de 10 km noturna e na praia. Foi uma experiência incrível! Eu sou uma corredora de asfalto, já tinha completado 10 km nessa categoria. A grande novidade foi uma corrida noturna (21h) e na praia, com vários momentos de areia fofa. Antes da experiência eu não tinha dimensão do que significava correr na areia. E confesso para vocês, foi uma descoberta muito desafiante.

Os primeiros quilômetros da corrida transcorreram de maneira tranquila. Estávamos correndo em equipe (eu, meu marido e irmão), portanto mantínhamos o mesmo ritmo. A noite estava um pouco abafada e a brisa que vinha do mar era quente, mas a motivação em estar correndo e experienciando algo novo era muito maior do que qualquer desafio climático. A nossa meta era diversão, então os primeiros quilômetros foram de alegria e conversas descontraídas.

A situação começou a mudar quando no km 4 precisamos enfrentar uma subida na areia fofa. Meu Deus, o que foi aquilo? Você já sentiu as pernas moles, quase desmanchando? Foi isso e muito mais que eu senti. Apenas senti, e continuei. Pois, naquele momento a minha determinação, força de vontade, persistência estavam acima de qualquer obstáculo. Seguimos adiante e mais uma trilha com areia fofa. Os pensamentos corriam soltos e fazendo a festa na minha cabeça – Ai, meu Deus! Isso não vai acabar? Mas, a frase soberana da noite aparecia e sobrepunha: A mente está no controle. O corpo obedece. E assim, transcorreu até chegarmos um pouco mais da metade da corrida. Nesse momento, minha mente resolveu se rebelar e tudo saiu do controle. Não sei se você já teve a experiência de praticar esse esporte fantástico que é a corrida, se ainda não, vou tentar traduzir um pouco do que acontece. Correr é gerenciar os próprios pensamentos e sentimentos.

A mente pode ser uma grande ferramenta empoderadora e levar você ao sucesso, mas também pode detonar com a autoconfiança. São os eternos anjinhos e diabinhos, se você não tiver consciência dos seus pensamentos, eles podem acabar levando você para o caminho errado. E as emoções, estão diretamente associadas àquilo que você pensa.

A forma que você pensa, gera os seus sentimentos, os seus sentimentos impulsionam a sua AÇÃO. E o que acabou acontecendo durante a corrida, foi que eu deixei os maus pensamentos assumirem o controle. Na reta final da corrida, a emoção de raiva quase me dominou. Comecei a ficar com raiva de tudo. Da minha escolha em ter feito a inscrição para 10 km, da areia por ser tão fofa, da linha de chegada que parecia não chegar… É aí que vem o pulo do gato. Eu não omiti o sentimento de raiva, pelo contrário, permiti que ele se manifestasse. E falei em voz alta: eu estou com raiva. A partir desse momento, eu tomei a consciência do que estava acontecendo. Aceitei, respirei fundo e disse a mim mesma: você já é uma vencedora, pelo simples fato de estar aqui num sábado à noite desafiando a si mesma. E assim, busquei fôlego e segui em frente completando com alegria e com a sensação de superação os quilômetros que faltavam.

Assim, também acontece na vida. Precisamos respirar fundo, aliviar os sentimentos que não servem e seguir em frente.

E que venham as próximas corridas. Superação é a palavra do ano!

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa