fbpx

Liberte-se do Mindset Fixo

Sabe aquela voz na sua cabeça dizendo que você não vai conseguir, que te paralisa e trava de entregar seu potencial máximo dizendo que você não tem as habilidades necessárias? Livre-se dela agora mesmo!

1201
1201

Queremos muitas coisas. Se sugerir que faça agora uma lista de 5 coisas que quer conquistar, na maioria das vezes, temos a clareza para pontuar. Mas, o quanto você está em execução destas metas?

Só nesta pergunta, acionamos um botão interno que levanta um muro que nos coloca longe destas conquistas. Não tenho tempo, dinheiro, energia, entre outras tantas coisas.

O mais interessante de se observar é o conjunto de frases, certezas que nosso cérebro cria para justificarmos a nossa não ação.

Entra em cena, o que chamamos de mindset fixo. Mindset é a nossa configuração mental. O que torna as pessoas diferentes umas das outras é justamente como ela encara a realidade que se apresenta todos os dias à sua frente.

Temos dois tipos de mindset que nos estudos da Dr. Carol Dweck foram nomeados: O mindset fixo e de crescimento.

O mindset fixo é aquele que nos trava de entregarmos nosso potencial máximo. É a aquela voz na sua cabeça dizendo que você não vai conseguir, te paralisa. Ele acredita que ou você tem as habilidades necessárias ou não é possível de desenvolvê-las.

Normalmente quando somos desafiados a sair da zona de conforto, o mindset fixo grita e faz de tudo para que você fique na inação.

Outras características do mindset fixo:

  • Ao receber feedback, você é reativo e leva para o lado pessoal;
  • Desiste fácil dos desafios e obstáculos;
  • Encara o erro como o final do mundo;
  • Acredita que se não performa bem é porque não tem competência para tal e bloqueia seu desenvolvimento.

A boa notícia é que nossa configuração mental pode mudar. E está nas suas mãos se libertar do mindset fixo. Como? Através da ação que ativa o mindset de crescimento.

O mindset de crescimento encara os desafios como grandes oportunidades de desenvolvimento, adora feedback, o erro torna-se aprendizado e busca por desenvolvimento constante.

Não espere estar motivado para fazer as coisas. Entre em ação, pois irá performar melhor a cada dia mais, vendo assim resultados. Com isso, vai dar uma carga de motivação e senso de propósito.

A sua listinha das 5 conquistas só vai sair do papel, se você fizer a escolha de qual atitude terá diante dos desafios. Observe as pessoas que admira, com certeza elas tiveram desafios, momentos difíceis, mas com determinação e otimismo seguiram adiante e fizeram a diferença.

A diferença entre o sucesso e fracasso é sutil, portanto, liberte-se do mindset fixo e faça acontecer.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...