fbpx

Lançamento mostra motivos dos brasileiros não estarem preparados para crises financeiras

Milhões de brasileiros se viram em meio a uma crise, com quedas nos ganhos ou sem perspectiva de rendas. Por que enfrentamos crises e não estamos preparados?

Por que enfrentamos crises e não estamos preparados?

Por que enfrentamos crises e não estamos preparados?

Essa é uma pergunta muito importante no mundo atual. De uma hora para outra, milhões de brasileiros se viram em meio a uma crise, com quedas nos ganhos ou sem perspectiva de rendas.

O resultado é que tivemos um crescimento avassalador dos índices de inadimplência e endividamento. Mas faço um alerta: isso não é um resultado exclusivo dessa crise gerada pela pandemia. Em muitas outras os resultados foram os mesmos. Com o crescimento de pessoas com problemas em relação ao dinheiro, se nada mudar, nas próximas também teremos assim os mesmos problemas.

Pensando na necessidade de mudança, então escrevi um novo livro, que tem justamente o nome Por que enfrentamos crises e não estamos preparados? (Editora DSOP).

Por que enfrentamos crises e não estamos preparados?
Assista à Live de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=S6V-nYZKjrY

Esse material é uma importante reflexão sobre os motivos dos impactos tão pesados das crises na vida dos brasileiros. E o que estes precisam aprender para enfrentar tais momentos de forma estruturada. Aponto para uma ferida bastante incômoda aos cidadãos: a incapacidade de lidar de fato com as adversidades, inclusive as econômicas.

Eu escrevi esse material durante o confinamento ocasionado pela pandemia do COVID-19. Eu mais uma vez observei as características das pessoas e famílias que levam ao momento calamitoso financeiramente que o país atravessa.

A falta de cuidado com o dinheiro, de planejamento e educação financeira são de fato os principais fatores que ocasionam esse momento de crise financeira. Não a necessidade de distanciamento social. Há também muitos casos de pessoas que perderam renda, mas que conseguiram se sustentar muito bem.

Assim é importante pensar sobre a importância de criar maneiras de se blindar diante do inesperado. E falo isso com base na experiência prática. Como disse anteriormente, tive a oportunidade de vivenciar diversas crises financeiras. Saí vencedor de todas. Por isso, compilei minhas experiências para ajudar as pessoas a superarem a crise atual. E também para preparar você para outras crises que, com certeza, virão.

Assim afirmo, independentemente da situação financeira vivida por uma pessoa nesse momento, ela pode e deve enfrentar com a cabeça erguida e vencer essa crise financeira. Entender o que a impede de ter dinheiro e construir uma reserva estratégica para o futuro.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Domingos
Contador e PhD em Educação Financeira
https://info.dsop.com.br/empreendedores-de-sucesso-franquia

Confira também: Como fazer com que as finanças não prejudiquem a produtividade

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa