Anúncios

Jornada do Colaborador

Você ou sua empresa trabalham em estratégias da jornada do seu colaborador? Um colaborador engajado é muito mais produtivo. Ele é o embaixador da sua marca!

Muito se ouve nas empresas sobre a experiência dos clientes, desde ferramentas para resolver problemas com ele no centro, como indicadores de sucesso deles. Mas o maior embaixador da sua marca é o seu colaborador.

Um colaborador engajado é muito mais produtivo, entrega mais resultados e seu foco é maior na tratativa do cliente.

E te pergunto: você ou sua empresa trabalham no desenho de estratégias da jornada do seu colaborador?

Engana-se o líder que acredita que este é um trabalho apenas da área de RH. No dia a dia de gestão, desenvolver estratégias de aprendizado acelerado, ritos de cultura de reforço dos valores na prática é um papel do líder exponencial.

Uma pesquisa realizada pela IBM em parceria com a Globoforce, indica que as empresas que investem na experiência do colaborador têm um retorno sobre o ativo de quase 3x mais e dobram a sua margem de lucro operacional.

Desenhar ações para melhorar a jornada do colaborador não é refletir apenas se ele está feliz ou não. Segundo a pesquisa, esta jornada possui algumas dimensões: senso de pertencimento, propósito com suas atividades e entregas, foco nos resultados, entusiasmo com o clima e engajamento no dia a dia do trabalho.

Sacadas para melhorar a jornada do seu colaborador

Para apoiar nas estratégias para melhorar a jornada, algumas sacadas:

  • Pergunte ao colaborador quais as formas de conectá-lo ao trabalho. Cocriar junto, cria senso de responsabilidade e coparticipação. Ele se torna dono também da garantia das atitudes e clima organizacional entre os colegas que são favoráveis ou não.
  • Reflita na sua experiência de recrutamento e seleção, principalmente quando você identifica que o candidato naquele momento não é o escolhido para a posição. Esta jornada aponta diretamente a consistência com sua marca. Do que adianta dizer que a marca é humana se trata as pessoas mal na seleção?
  • Como podemos garantir o fit cultural do colaborador? De que maneira ele é integrado ao time e cria pertencimento? Fique atento nas reuniões individuais, semanais ou treinamento do time.
  • Deixe claro qual o papel do colaborador para o todo. São poucos os gestores que explicam por que aquele trabalho é importante e impacta o todo. Explicamos o que precisa ser feito, pouco como e quase nunca o porquê.
  • Como é o processo de integração e treinamento do novo colaborador? Fique atento a este processo e quais ações podem reforçar valores na prática e não apenas foco em resultados.
  • Cuide da saída dos colaboradores. O processo de desligamento também é algo que impacta na relação com a marca.
  • Quais canais de comunicação da liderança ou da empresa com o time? As pessoas perdem interesse no que fazem quando os papéis não são claros, os canais de troca são inexistentes e não há espaço para contribuição. Fique atento.

Toda experiência conta para uma jornada interessante dentro da empresa. É papel da liderança e de todos preservarem a consistência do que entregam aos clientes, também internamente. De que maneira você pode testar novas ferramentas a partir de agora? Na dúvida, faça.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa