Anúncios

Já pensou na sua carreira em 2020?

O que você tem de perspectiva? Que curso fazer na universidade? Será que deve ficar no Brasil ou ir para fora? E para onde? Qual carreira seguir em 2020?

Você já pensou em qual carreira seguir em 2020?

As notícias que aparecem constantemente na mídia não nos trazem nenhuma perspectiva referente a empregos, pois sempre falam que estamos com 13 milhões de desempregados. O que o jovem de hoje tem de perspectiva? Que curso devemos fazer na universidade? Será que devemos ficar no Brasil? Ou ir para fora? E para onde? Qual carreira seguir em 2020?

Essa é a visão dos jovens de hoje, olhando para um futuro que está 2 minutos à sua frente, ou seja, nenhuma perspectiva. Então, o que devemos fazer diante dessa situação?

Uma das saídas, é pensar na sua carreira de forma diferente, mudar o paradigma, ter um mindset evolutivo, buscar alternativas, ter uma visão de mundo diferente.

A humanidade passou por várias eras, e não é diferente agora, e isso faz com que pessoas com mindset evolutivo, vençam com mais facilidades os obstáculos da mudança radical que estamos vivendo.

No livro “Libertando o Poder Criativo”, de Ken Robinson, ed. HSM, 2012, p. 26 ele fala sobre a perspectiva dos jovens para o futuro que emerge:

“Para milhões de jovens, o futuro parece vazio e desanimador. Não há emprego e tampouco esperança em dias melhores. As taxas de desemprego entre jovens sofreram mais com a crise econômica do que os índices que consideram apenas os trabalhadores adultos e, historicamente, a recuperação do mercado de trabalho para homens e mulheres jovens tende a ser menor do que para profissionais mais velhos. A recuperação econômica, quando vier, não será fácil para pessoas de todas as idades, e ainda será um desafio diferente.”

Thomas Friedman, autor do livro “O mundo é plano”, disse: “os que esperam o fim da recessão para conseguir novas ofertas de trabalho talvez tenham de esperar muito.”

Em outras palavras, só nos resta entender a necessidade de desenvolver novas competências, que são exigências desse novo século, se quiser ter sucesso no trabalho e na área profissional, e vai depender de nossa imaginação, criatividade e poder de inovação.

Então aqui seguem algumas competências necessárias para ter sucesso nesse novo século e já pensar em 2020, e se preparar para essa jornada:

10 Competências do Futuro com visão para 2020

 

  1. Adaptabilidade Proativa;
  2. Resiliência Evolutiva;
  3. Liderança por Propósitos;
  4. Cultura Digital;
  5. Cocriação e Prototipagem Rápida;
  6. Empatia Multifocal;
  7. Solução da Complexidade;
  8. Fazer menos e melhor;
  9. Agilidade não apressada;
  10. Recapacitação (Reskilling);

Fonte: Fórum Econômico Mundial

Incluído por mim:

  1. Líder Coach e Mentor;
  2. Espírito Empreendedor.

E ainda no Livro “A 4a Revolução Industrial” do autor Klaus Schwab, ed. Edipro, 2018, p. 44, escreveu o seguinte:

“De acordo com uma estimativa do Oxford Martin Programme on Technology, apenas 0,5% da força de trabalho dos EUA está empregada em indústrias que não existiam na virada do século, uma porcentagem muito menor do que os aproximadamente 8% novos postos de trabalho criados em novas indústrias durante a década de 1980 e os 4,5% de novos postos de trabalho criados durante a década de 1990. O fato é corroborado por um recente censo econômico dos EUA, que esclarece uma interessante relação entre tecnologia e desemprego. Ele mostra que as inovações em tecnologias da informação e em outras tecnologias descontinuadoras tendem a elevar a produtividade por meio da substituição dos trabalhadores existentes, mas não por intermédio da criação de novos produtos que necessitam de mais trabalho para serem produzidos”.

Por isso, o aumento exponencial das Startups.

Como começar então? Qual carreira seguir em 2020?

Antes de escolher qual carreira seguir em 2020, pense na carreira como um todo. Portanto, é necessário um projeto bem elaborado com etapas que vão desde a descoberta de suas maiores forças, inventariar suas competências, buscar suas vocações, enxergar as oportunidades e as ameaças, e fazer um plano de ação para desenvolvimento do que for necessário, leia muito, busque livros que falem do atual e o futuro breve, autores renomados, para ter sucesso na sua escolha.

Recebi em minha vida um grande presente, de um dos meus maiores gurus, aquele que me ajudou a mudar minha vida, ele disse: “Ande sempre com pessoas do conhecimento”, isso mudou minha vida, me fez enxergar tão fortemente o meu potencial, acreditar nele, viver ele, e por isso hoje ando sempre com ele, através da leitura desses grandes pensadores e, às vezes, tenho a oportunidade de conviver com eles, isso me traz perspectivas, inovação, criatividade, tecnologia e disciplina para ter sustentabilidade nessa nova visão de vida que o século XXI trouxe.

O grande segredo do século XXI, é a mudança de paradigma, deixar de pensar em emprego e ser uma pessoa (Você Ltda.) requerida no mercado, tendo sempre em mente a sustentabilidade da organização “Eu”, através da inovação e criatividade, tendo como o tempo o senhor da sua produtividade, e assim atingir os resultados que busca no seu sucesso profissional.

Para isso busque um profissional que entenda de carreira e faça seu plano de carreira para 2020 com a visão sempre de futuro próximo.

Bem-vindo ao futuro que está agindo agora na sua vida.

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa