Invista na sua carreira profissional com consciência

Como você está se preparando para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo? É muito importante estar em constante aprendizado.

É fato que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, independentemente da área de atuação. Seja para quem já está empregado ou então para quem busca uma recolocação, as empresas prezam por profissionais mais qualificados, que tenham conhecimentos distintos e com a capacidade de transitar sem dificuldade entre os departamentos.

Diante dessa realidade, como você está se preparando? Ressalto a importância em estarmos em constante aprendizado, uma vez que os estudos e as especializações são um investimento e não um custo.

Porém é preciso analisar e descobrir, de fato, qual é a finalidade desse estudo, ou seja, o que ele pode agregar, de fato, para a sua carreira. Pensando por esse lado, também existem algumas considerações a serem feitas antes de sair se matriculando por aí.

A primeira delas é pesquisar se este curso ou especialização está em ascensão ou declínio. Digo isso, pois existem muitas tendências passageiras e que podem não existir mais num futuro próximo, principalmente, pela velocidade com que a tecnologia avança atualmente.

Outro ponto importante é diagnosticar se você terá condições de arcar com os custos dessa especialização, seja uma pós-graduação ou mestrado, uma vez que cursos mais completos demandam mais tempo e consequentemente um investimento maior também. Por isso, analise se as mensalidades caberão no seu bolso para não se comprometer durante um longo período.

Além disso, verifique se você terá tempo suficiente para se dedicar, de fato, a esse curso, assim não haverá o risco de gastar dinheiro sem aproveitá-lo. Veja o melhor dia e horário para que consiga ajustar a sua agenda com outros compromissos. Se for o caso, considere negociar um horário mais flexível no trabalho e caso não seja possível, busque por aulas durante o fim de semana.

Há muitas opções de cursos com preços totalmente acessíveis, basta fazer uma boa pesquisa para achar aquele que se adequa à sua profissão e começar a sair da zona de conforto. Hoje, o acesso a novos conhecimentos ficou muito mais fácil, principalmente, com a praticidade dos cursos EaD, que podem ser vistos até mesmo pelo celular.

Não deixe de fazer a sua “lição de casa” e busque se atualizar a todo momento. Tenho certeza de que os ganhos, não apenas financeiros, mas também profissionais, virão na mesma proporção dos seus esforços. Bons estudos!30

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa