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Investimento em Marketing deve ser reforçado para crescimento

Um problema que a maioria dos consultores e das empresas enfrenta está na falta de clientes e para reverter essa situação é fundamental investir estrategicamente em Marketing.

Um problema que a maioria dos consultores e das empresas enfrenta está na falta de clientes e para reverter essa situação é fundamental investir estrategicamente em marketing. Especialmente após um período de crises, com sinais de melhora na economia, é importante traçar estratégias para captar clientes.

Nesse sentido o marketing assume papel central, mas frente ao panorama atual, o investimento precisa ser enxuto e assertivo. Pela minha experiência profissional acredito que este assunto deve ser tratado como prioridade.

Foi-se a época em que o marketing poderia afetar, de alguma maneira, a vida dos profissionais, mas que não seria permanente. A revolução que vivemos em relação ao tema, com a Internet e as redes sociais, faz com que o marketing seja tudo, desde revistas e TVs, simultaneamente à massificação da Internet. Quem não aparece está no caminho para fechar.

A nova geração nasceu no mundo da rápida comunicação, chegando no mercado de consumo ávidos por informações sobre o que querem adquirir. Assim, se até então ainda existiam profissionais que podiam sobreviver às “ondas” do marketing que tivemos até então. A partir de agora, quem não se adequar está fadado a sumir, engolido por um tsunami de informações que alterarão, a todo momento, a opinião dos consumidores.

Com foco nesse cenário é importante que um profissional não pense nos gastos com o tema como um custo, mas sim em um importante investimento, e que conte com profissionais experientes nessa área, com referência de mercado, pois não se pode trabalhar com base no “achismo” nas ferramentas da moda e de forma desordenada. Assim estará no caminho para gastar muito dinheiro e ter pouco retorno, mantendo ou piorando a situação atual do negócio.

Para conhecer a forma mais adequada de investir em marketing, é importante se atentar ao seu público-alvo. Por mais que se acredite conhecer, é importante entender quem são, como vivem, o que gostam de fazer e pelo que se interessam. Assim, poderá definir melhor a mensagem que será passada e as mídias mais assertivas para divulgar seus serviços.

Lembrando que neste processo é importante buscar a fidelização dos clientes, considerando que a disputa entre as informações é acirrada. É importante mostrar diferenciais que possui.

Ao analisar os números, para saber se o valor investido em marketing está dando o resultado esperado, é preciso fazer uma análise aprofundada do retorno sobre o investimento (ROI). Este termo indica o quanto cada centavo resulta em negócios.

É importante saber que há duas formas de retorno: o mensurável, que pode ser reconhecido diretamente em negócios, e o não mensurável, como o estabelecimento da marca enquanto referência no mercado, por exemplo. Ambos são resultados de um investimento assertivo em marketing.

Portanto invista, mas de forma profissional. É preciso inteligência e disposição para colher bons resultados.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
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