Inteligência para prosseguir

Você já passou por um momento delicado que pensou em desistir? Aí vem a vontade de desistir! E sabe o que a maioria faz? Desiste mesmo! Confira 3 competências essenciais para chegar ao topo do sucesso!

Você já passou por um momento delicado que pensou em desistir?

  • Aquele momento que a empresa não fatura o que você esperava;
  • Aquele aumento que não veio;
  • Os quilos extras que não foram embora mesmo depois de um tempo estabelecido de esforço;
  • O filho que não obedece;
  • O cônjuge que não te escuta!

E aí vem a vontade de desistir. O pensamento vem: “Isso não tem mais jeito”; “eu não vou conseguir”; “não vale a pena insistir”.

E sabe o que a maioria faz? Desiste mesmo!

E o pior é que desistir nem sempre significa jogar tudo pro ar e começar algo do zero. Na maioria das vezes a pessoa desiste por dentro, mas mantém as coisas na aparência por fora.

Como? É isso mesmo!

Quantas pessoas você conhece que o casamento é péssimo e odeia o trabalho? A pessoa nem separa do marido, nem pede demissão, mas ela desiste e passa a viver na roda dos ratos.

Todos os dias ela sobrevive na situação, mas não sai do lugar.

Reclama, reclama, reclama…, mas no fim. Não toma medidas de mudança. Apenas sobrevive.

Desiste de sonhar, de crescer, de melhorar. Ela simplesmente espera o dia passar pra dormir de novo e, às vezes, amarga uma insônia.

Nestes momentos a Inteligência Emocional é mais que essencial, é vital!

O sucesso está mais relacionado com decisões do que com desistência.

Não existem maridos perfeitos, nem empregos ou trabalho, e sequer dieta perfeita.

Tudo que é ótimo passará por dias difíceis e todo sonho maravilhoso passará pela prova do tempo.

Quem chegará ao topo do sucesso? Quem tiver 3 competências essenciais para as caminhadas de longo prazo. Quer saber quais são?

1- Autoconhecimento: mapeie o seu território. Você nunca vai conseguir mudar o outro, o foco é mudar a si mesmo. Tenha autoconsciência, perceba suas dores e quais os efeitos dela sobre suas decisões. A mentalidade é o segredo das maratonas. Pergunte para um corredor tudo o que passa na cabeça dele enquanto ele corre! Todos pensam em desistir! Mas é a conversa que ele tem com ele mesmo durante o trajeto é o que leva a pessoa a prosseguir.

2- Determinação: tenha uma meta clara! Desenvolva um plano de ação bem planejado. Encontre seus “porquês”. Talvez você precise da ajuda de um coach pra isso! Invista em você!

3- Constância: grandes mudanças exigem tempo. Faça e repita por muito tempo. Eu gosto muito da ideia dos planos de 90 dias! Depois dos 90 dias, reveja o plano, emplaque melhorias e continue. Não existem planos perfeitos, confie em atividades constantes.

E vamos em frente! Ultrapasse os dias cinzentos. Lembre-se que todo ano temos as 4 estações.

Saiba aproveitar o que cada fase tem de bom. Nos vemos no topo!

Betânia Machado tem mais de 15 anos no mercado executivo com atuação em empresas nacionais e multinacionais, em especial na área de comunicação e marketing. Sua atuação profissional atual, envolve iniciativas em múltiplos negócios que convergem para o desenvolvimento humano, como cursos, palestras e programas que utilizam ferramentas de Coaching como plataforma de trabalho. Formada em comunicação social com extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, também é master coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach de Excelência pela Academia Emocional, e analista comportamental com dupla certificação (nacional e internacional).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa