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Inteligência Emocional: O Fator Essencial do Sucesso Profissional!

Descubra o papel crucial da inteligência emocional no sucesso profissional. Entenda como habilidades como autoconhecimento, empatia, e gestão das emoções e de relacionamentos fundamentam o desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida.

Inteligência Emocional: O Segredo do Sucesso Profissional!

Inteligência Emocional: O Fator Essencial do Sucesso Profissional!

Hoje temos inúmeros fatores que nos despertaram para a importância do cuidado da saúde mental. Durante a pandemia, algo que era evidente veio à tona sobre o quanto nos cuidar é essencial para nossa vida.

Após a pandemia, muito se disse através de dados e até mesmo a OMS do quanto a ansiedade, depressão, burnout afetam os profissionais.

Mas o quanto de fato, sabemos que o nosso sucesso profissional e a inteligência emocional têm correlação e é visto como um grande diferencial?

Parece que até que se tenha algo ocorrendo individualmente, não se torna tão relevante. Já ouvi líderes dizendo que é um tema importante, mas que na prática, julgava as pessoas como se fosse algo de frescura, mimimi ou falta de competência profissional.

Muitas empresas só começaram a dar, de fato, importância, quando institutos de pesquisa conseguiram medir, em perdas financeiras, do quanto profissionais sem engajamento, perdem em resultados e lucratividade; o quanto a inteligência emocional vira o ponteiro das organizações.

Mais de 70% da nossa performance profissional é atribuída a inteligência emocional. Basta mapearmos os aspectos que compõe esta habilidade que entenderemos.

Temos dois fatores internos e dois externos na inteligência emocional: autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e gestão de relacionamentos.

Sem autoconhecimento, não temos consciência dos nossos pontos fortes. A nossa identidade profissional precisa ser reforçada pelos nossos talentos. A nossa atitude com habilidades que fazemos bem, nos levam aos resultados e metas. Sem isso, ficamos perdidos, não nos reconhecemos.

Seja como líder, como gerir sem compreender o seu estilo de gestão?

Parece óbvio, mas então por que negligenciamos programas de autodesenvolvimento nas empresas? Será que apenas os profissionais precisam cuidar disso? Fica a dica.

A gestão de emoções é uma parte sensível para conquista de resultados. É como um volume de como lidamos com o que sentimos diante de nós mesmos, dos estímulos a nossa volta e com relação as pessoas.

Diante de situações de stress, que exigem superação ou sair da zona de conforto, sem uma boa dose de gestão emocional, podemos encarar o meio como amedrontador e nos paralisar. Ou como falamos, na linguagem de como o cérebro recebe os estímulos, pode lutar ou fugir.

Desta forma, identificamos que podemos enfrentar as situações de frente ou recuar nos calando. Não que tenha o certo ou errado, mas tem a forma que o fazemos e podemos nos arrepender de não saber se posicionar, por exemplo, numa reunião por receio de julgamento, não pedir aquele aumento que tanto deseja, trazer novas ideias. Ou então, a forma de falar se torna agressiva, não consegue trabalhar em equipe, pois este “volume” emocional não se encontra em equilíbrio. Disso podemos, sem cuidado, desencadear em diversas doenças.

Sem empatia, entendemos o mundo apenas com nosso olhar. Não nos importamos com as necessidades dos outros. E estar numa empresa com objetivos coletivos, mesmo com sua performance individual, não garante seu sucesso profissional. É importante aprendermos a ouvir as pessoas, chegar num comum, através da comunicação não violenta e colaboração.

Como podemos errar, corrigir e inovar se não aprendemos a dividir e aprender com o outro?

Mas muitas empresas percebendo que existem conflitos, já começaram a treinar suas equipes nesta habilidade, entendendo que não é algo apenas individual. É no coletivo que se encontra um propósito forte capaz de virar o jogo dos resultados.

Na gestão de relacionamento, entendemos o poder da comunicação em diversas linguagens. Já sabemos em pesquisas, que um dos grandes problemas corporativos são os ruídos e problemas de comunicação. E saber gerir conflitos construtivos tem tudo a ver com resultados mais assertivos.

Compreende na prática, o quanto o sucesso profissional e empresarial está diretamente ligado a inteligência emocional? Se você é líder, profissional, RH ou colaborador, o que pode fazer para começar a se desenvolver ou potencializar esta habilidade?

A proposta aqui é o despertar para o primeiro passo, pois sem consciência da importância da mudança, ficamos parados no mesmo lugar. Faça a sua escolha.

Gostou do artigo?

Quer saber mais porque a Inteligência Emocional é um fator essencial do sucesso profissional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Aline Gomes
https://www.instagram.com/sacadasdecarreira/
liugomes@yahoo.com.br

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Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
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