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Um dos principais problemas nas empresas: o “achismo”

Infelizmente grande parte dos empresários e empreendedores tomam decisões sem ter muitas informações sobre mercado, concorrência, clientes e etc. Entenda a importância da inteligência competitiva para o sucesso de seu negócio.

Inteligência Competitiva: Achismo, um dos principais problemas nas empresas

Inteligência Competitiva
Um dos principais problemas nas empresas: o “achismo”

Infelizmente grande parte dos empresários e empreendedores tomam decisões sem ter muitas informações sobre mercado, concorrência, clientes e etc.

Mas por que isso é importante?

Com informações precisas e pertinentes, você passa a analisar fatos, e não suposições. Com informações atualizadas, você consegue programar e implementar mudanças para garantir a competitividade da sua empresa. Dessa maneira você se adapta rapidamente e de forma mais tranquila às novas tendência do seu segmento de negócios.

E essa prática tem efeito direto no ROI de investimentos, projetos, e esforços de vendas/marketing.

Ter essa capacidade de prever os comportamentos dos concorrentes e do mercado te ajuda a ter uma grande vantagem, como por exemplo, entrar em contato com públicos exclusivos que ainda não foram explorados pela concorrência.

O nome disso é Inteligência Competitiva.

O que é Inteligência Competitiva?

Inteligência Competitiva é um processo sistemático e ético de planejamento. É uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.

Vou te dar uns exemplos quando falamos de concorrência. Dividi isso em 5 categorias básicas:

  1. Avaliação estratégica — quais são as principais táticas usadas pelos concorrentes?
  2. Análise operacional — como os seus concorrentes trabalham?
  3. Percepção do mercado — como os clientes percebem seus concorrentes?
  4. Capacidade tática — quais são os diferenciais competitivos da concorrência?
  5. Perspectivas de mercado — quais são as características do mercado em que você e seus concorrentes atuam e quão aptos eles estão para acompanhar as mudanças econômicas?

Existem também os dados sobre fornecedores, clientes e outros parceiros de negócio, que orbitam sobre sua empresa e são muito importantes para a tomada de decisão e assim você pode planejar suas ações de forma estratégica.

Você nunca deve deixar de capturar e analisar dados e informações internas da sua empresa, pois essa avaliação mostra como está o desempenho do seu negócio, além de denunciar os seus principais destaques e gargalos.

Uma das melhores formas de fazer isso é através da análise SWOT!

Você conhece?

Caso tenha dúvida sobre o SWOT, deixe seu comentário neste artigo. Então eu escreverei um artigo dedicado sobre o assunto para te ajudar a implantar a analise SWOT na sua empresa.

Beleza eu entendi que tenho que ter inteligência competitiva na minha empresa, mas como faço para implementar no seu negócio?

Como disse a inteligência competitiva é um processo, sendo assim, ela tem 5 estágios:

1. Planejamento 

É o passo onde determinamos os processos e os objetivos como identificar as necessidades da inteligência competitiva, as informações exigidas para que essas demandas sejam atendidas.

Por exemplo: vamos imaginar que o seu objetivo é crescer a penetração da sua empresa no mercado e conquistar mais clientes. Muito bem, um objetivo muito importante e para fazer isso, você vai precisar conhecer os dados desses potenciais clientes e também da sua concorrência. E aqui o SWOT cabe como uma luva. Isso porque você terá como identificar, por exemplo, as demandas não atendidas, pontos fortes e fracos, entre outros indicadores importantes.

2. Captura dos dados e transformação em informações 

Nesse passo você faz a identificação dos dados que precisam ser capturados, sejam eles internos e ou externos, para então transformá-los em informações.

Mas qual a diferença entre dados, informação? Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.

Informação é a reunião dos dados de uma forma organizada de tal forma que represente uma modificação no conhecimento.

3. Análise das informações 

As informações reunidas no passo 2 devem ser analisadas e refinadas. Isso porque as usaremos para elaborar um diagnostico, planos de ação ou documentações que irão te ajudar na tomada de decisão.

Por exemplo: o que pode impactar o negócio?

  • Análises mais profundadas sobre tecnologia, novos produtos etc.;
  • Tendências, como mercado emergente;
  • Análise de situação atual que causem implicações ao seu negócio.

4. Tomada de decisão 

Todo esse trabalho dos passos anteriores deve ser entregue ao tomador de decisão, que pode ser você mesmo se você for o dono do seu negócio para que possa verificar os resultados, tomar as melhores decisões e entrar em ação.

5. Acompanhamento

O processo todo deve ser acompanhado e avaliado para que a inteligência competitiva traga resultados práticos.

A conclusão é que o grande objetivo da inteligência competitiva é fazer com que seu negócio tenha mais sucesso por meio dos dados relevantes. Dados estes que, quando analisados da maneira certa, são implantados na estratégia da sua empresa, otimizando os resultados de forma eficaz e competitiva.

Pra cima Empreendedores!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre inteligência competitiva e fazer com que seu negócio tenha mais sucesso por meio dos dados relevantes? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/

Confira também: Como Começar a Empreender? Conheça os Desafios e Soluções!

 

Glauco Vega Author
Tenho mais de 20 anos de experiência profissional corporativa como CEO de rede de franquias, executivo, empresário, palestrante, coach e especialista em networking.CEO da República de Negócios, tenho uma grande experiência como executivo com mais de 13 anos no mundo corporativo nas áreas comerciais, estratégicas e em liderança de pessoas. Vivenciei diversos tipos de setores de empresas e projetos nacionais e internacionais.Sou formado em Comunicação Social, pois acredito que a boa comunicação é um dos principais alicerces da sociedade.MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos pela FIA, além de Especializações em Sistema de Gestão Lean pela Consultoria Mckinsey, Metodologia Kaizen pela Consultoria Shingijutsu e Inovação com Professor Moyses Simantopb.Idealizei a República de Negócios, pois percebi que há uma lacuna na condução de geração de valor nos relacionamento e network.Sou especialista em networking e idealizador do método Crossnetwork, responsável por uma grande mudança no comportamento de negócios e resultados.Certificado na Metanoia – processo de educação e propósito nos negócios, que visa o equilíbrio e transformação das empresas para a nova era do conhecimento.Mastermind em marketing digital em conjunto com o time do SDA – maior evento de audiência e tráfego de internet do mundo.Idealizador da Mastreclass TDM – The Digital Meeting – grupo especializado na introdução ao Mkt digital e em novos mercados.Certificado como Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching: Personal & Professional Coaching Executive e Business Coaching.Meu propósito de vida é ajudar você a refletir sobre seu momento e ter uma real educação nos negócios.
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