fbpx

Inteligência Coletiva, Mentoria e Saúde Mental

Quanto as organizações desperdiçam de sua maior e mais disponível inteligência? Qual o custo disso para a saúde das organizações? O quanto disso diz respeito a Saúde Mental? Como a mentoria pode impulsionar essa inteligência a favor das organizações e pessoas?

Inteligência Coletiva, Mentoria e Saúde Mental

Inteligência Coletiva, Mentoria e Saúde Mental

Quanto as organizações desperdiçam de sua maior e mais disponível inteligência? Qual o custo disso para a saúde das organizações? O quanto disso diz respeito a Saúde Mental? Como a mentoria pode, de fato, impulsionar essa inteligência a favor das organizações e pessoas?

Aqui me refiro a inteligência que está dentro da organização, disponível e normalmente não aproveitada em seu máximo, aquela que, de fato, está com as pessoas em suas experiências e vivências.

Você certamente já viu organizações se desestruturarem quando alguns profissionais deixam essas empresas, não é mesmo?

O que essas empresas e pessoas deixaram de realizar em prol do coletivo? Do ponto de vista organizacional criou-se dependência desses profissionais e ficou-se refém disso, por outro lado, esses profissionais e líderes se fecharam em seus mundos e esqueceram de compartilhar para expandir seus conhecimentos, talvez preso em suas limitações, vaidades e egos, e acreditem todos perderam com isso.

Existe algo comum a nós, seres humanos, que é a necessidade de nos sentirmos úteis. E essa utilidade vem da necessidade em sermos reconhecidos por algo que temos e somos capazes de realizar, o qual é potencializado quando o ambiente percebe, reconhece, e nos convida a colaborar e contribuir com o nosso melhor. E quando isso acontece entramos numa rota de evolução em que compartilhar gera vontade de aprender para cada vez mais contribuir, trata-se de um fluxo ascendente e sem fim, sobretudo, vital para as pessoas e organizações.

Pense agora, como então seria se a sua organização mapeasse os talentos, convidando-os e preparando-os para compartilhar esses conhecimentos e experiências.

Quanto isso traria de benefícios para as pessoas e organizações?

Compartilho, a seguir, os resultados que as empresas alcançam ao aderirem a inteligência coletiva como ponto de alavancagem, a saber:

  1. O mapeamento da inteligência coletiva traz consciência do potencial da organização.
  2. Há um ganho substancial para a carreira do líder quando se preparam e assumem a posição de mentor.
  3. Compartilhar conhecimentos e experiências traz o sentimento de utilidade e pertencimento, o que fortalece as relações impactando o clima organizacional.
  4. A aprendizagem é facilitada com aqueles quem vivencia o mesmo ambiente.
  5. A saúde mental é favorecida, pois o ambiente, permite o pedido de ajuda (vulnerabilidade), fortalecendo as relações naqueles valores que são alicerces, confiança e respeito.
  6. Alimentar o coletivo a partir das contribuições individuais.
  7. Fomenta dois valores fundamentais para evolução humana e organizacional, que são:
    • Desenvolver Potencial: a organização criar e dá condições para as pessoas se desenvolverem;
    • Maturidade Profissional: a liderança submete, acompanha e apoia o desenvolvimento das inteligências, especialmente a das emoções.

E por fim, lembra-se de algum líder que impactou forte e positivamente sua vida?

É muito provável que ele te inspirou por algumas das ações acima, não é mesmo? Então deixe seus comentários.

Confira essa dica de Filme, seja como contraponto, convergência ou divergência, sobretudo, é provocativo! Transcendente – A Revolução

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Inteligência Coletiva, Mentoria e Saúde Mental? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Beijo no coração e abraços!

Adilson Souza, PhD
CEO e Fundador da Estação Liderança
https://estacaolideranca.com.br

Confira também: Mentoria para Líderes e Seus Impactos nos KPIs

 

Adilson Souza é 53 anos, Sergipano, nascido na cidade de Japoatã (SE). Filho da Dona Neuza e Sr. Antonio, irmão do Averlan, Airton e Adriana. Casado com Sumaia Thomas Pai do Thiago (29), Liz (7) e Lui (6). PhD (Doctor of Philosophy in Business Administration) pela Flórida Christian University – Orlando / FL/ EUA. Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em: Educação, Administração de Empresas e Administração de RH; Graduado em Ciências Econômicas. Docente nos programas de Pós-graduação da ESPM, FGV , IBMEC e Florida Christian University – Orlando/FL/EUA. Master-trainer em Programação Neurolinguística. Mentor e Coach de empresários e executivos (Certificação Internacional). Participou de intercâmbio de negócios e cultural em 18 países. Esteve em mais de 150 conhecidas no Brasil em todas as regiões. Experiência de 35 anos em Desenvolvimento do Fator Humano nas organizações. Mais de 500 mil pessoas viram palestras, aulas e treinamentos. Acompanha e assessora empresários e executivos em missão estratégica no exterior. Palestra no TED Talks Santos – GRATIDÃO. CEO & Fundador da Estação Liderança Consultoria Empresarial. Presidente do Conselho Consultivo da FiChips e Mr. Fit na União Europeia. Autor do livro LIDERANÇA E ESPIRTITUALIDADE: Humanizando as relações profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa