Inovação não é somente Tecnologia!

Pensar em inovação somente como tecnologia é um equívoco. É possível promover a inovação em todas as áreas, segmentos e negócios, buscando novas formas de olhar o que já existe, fazendo a mesma coisa de forma diferente.

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Pensar em inovação somente como tecnologia é um equívoco. É possível sim promover a inovação em todas as áreas, segmentos e negócios. Claro que a tecnologia é a mais conhecida e amplamente divulgada, pois envolve diretamente a invenção ou a adaptação ou a criação de novas ferramentas, sistemas, equipamentos, gadgets etc.

O conceito de inovação é muito amplo, porém na prática, boa parte das empresas estão perdidas com relação a isso, pensam que fazem, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito básico, porque e como devem efetivamente inovar. Infelizmente as empresas brasileiras estão ainda desorientadas na entrega de inovação aos clientes, em resumo, não dá mais para criar coisas que não fazem mais sentido para a vida das pessoas.

Exatamente por isso vou tentar maximizar este assunto para que os leitores da Cloud Coaching possam entender meu ponto de vista e aproveitar os benefícios de inovar hoje em dia.  Primeiro, é importante afirmar que não é preciso altos investimentos ou só as grandes empresas podem promover a inovação externa e interna. Na verdade, a inovação pode e deve ser usada por todo e qualquer empresário.

Pois bem, INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma diferente. Independentemente do que for implantar, é preciso ir além da tecnologia, fazer inovação nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e ações que fazem com que as pessoas se encantem.

Esse é o segredo da inovação, fazer com que todas as ideias e as melhorias que você já fez ou vai fazer em seu negócio, tenham valor agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação de encantamento, fidelização e despertar o #uau nas pessoas.

Um pequeno exercício para aplicar a inovação no seu negócio, é pensar primeiro no PORQUÊ deve fazer, depois em COMO fazer e finalmente O QUE vai fazer. Para ser diferente e inovador no mercado, é preciso respostas para estas perguntas, nesta ordem! Sabe por que? Porque as pessoas não compram ou se relacionam somente com o que você faz, mas o porquê você faz.

Saia do padrão e pense de maneira simples, do atendimento, vendas até na gestão, ou seja, do cafezinho à rua, mas atenção, inovação deixa ser inovação quando se transforma em rotina ou direito adquirido, como por exemplo, a bala Toffee na TAM distribuída no início de cada voo. (Anos fazendo a mesma coisa!)

Não faça como a maioria que continua fazendo as mesmas coisas, da mesma forma e atingido os mesmos resultados. Faça mais que a média! Seja extraordinário na percepção dos seus clientes. É isso, para inovar é preciso ir além da tecnologia, mudar o mapa mental, sair da caixa e quebrar velhos paradigmas.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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