fbpx

Iniciativa… O que eles disseram…

Somos desafiados todos os dias para sermos proativos, mas a Iniciativa não está ligada apenas à vida profissional. Apesar de sermos sempre avaliados por tê-la ou não, ela também está relacionada à nossa vida pessoal.

Em primeiro lugar, que tal “qualificar” esta pequena e importante palavra?

1. ação daquele que é o primeiro a propor e/ou a realizar qualquer coisa.

2. traço de caráter que leva alguém a empreender alguma coisa ou tomar decisões por conta própria; disposição natural; ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros.

A Iniciativa não está ligada apenas à vida profissional, apesar de sermos sempre avaliados por termos ela ou não. Ela também está relacionada à nossa vida pessoal. Acredito que somos desafiados todo o dia para sermos proativos. Temos que ter flexibilidade para lidar com diferentes problemas e situações. Ter coragem para falar, para pedir ajuda, para expor nossas dificuldades frente às mesmas. Tomar a Iniciativa de mostrar para quem quer que seja que não estamos acomodados.

Outros sentimentos podem aparecer neste momento, mas temos que enfrentá-los. Talvez você possa compartilhar sua Iniciativa e trazer para perto de você outras pessoas que pensam e sentem a mesma coisa e aí todos podem agir. Agora vamos ver o que eles disseram…

– “Espere com paciência, ataque com rapidez.” (Provérbio Chinês);

– “As pessoas comuns pensam apenas como passarão o tempo; um homem de intelecto tenta usar o tempo.” (Arthur Schopenhauer);

– “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis);

– “Qualquer coisa que esteja fazendo, por menor que seja, é um passo à frente em seu processo.” (Tsai Chih Chung);

– “As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica.” (Mahatma Gandhi);

– “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” (Confúcio);

– “Tudo o que um homem pode imaginar outros homens poderão realizar.” (Júlio Verne);

– “As invenções são sobretudo os resultados de um trabalho teimoso.” (Alberto Santos Dumont).

E finalizando, Jacob A. Riis disse…

– “Quando nada parece ajudar, olho o cortador de pedras martelando a rocha talvez cem vezes sem que uma só rachadura apareça. Porém, na centésima primeira, a pedra se abre em duas e sei que não foi aquela martelada que conseguiu, mas todas as que vieram antes.”

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa