fbpx

Influencie pela semelhança

Você sabia que é influenciado por pessoas parecidas com você?

514
514

Você sabia que é influenciado por pessoas parecidas com você?

Sim, não estou falando em características físicas, apesar de ter pontos em comum de tendências comportamentais segundo a linguagem não-verbal. Refiro-me à inclinação que você tem por ouvir e confiar mais em pessoas que têm pontos em comum e afinidades com você, do que aquelas que não consegue compreender.

Isso começa pelo processo de espelhamento, essas pessoas podem ter gestos, palavras e tom de voz parecidos com o seu, que por consequência, gera uma percepção de semelhança. Esse processo comportamental não precisa ser consciente para compreender que é algo bem natural e da nossa preferência.

Sendo assim, tendemos a achar as pessoas que se movimentam como nós, em ritmo parecido são mais receptivas que as outras.

Sabe qual é o maior motivo de você se aproximar mais dessas pessoas?

Essas te fazem lembrar de alguém especial: VOCÊ!

A partir do momento em que você deu abertura e sentiu confiança, permite-se entrar numa relação de influência. Pensamos que o outro é quem tem o poder de influenciar, e, na verdade, você quem concedeu o poder.

O que fazer no caso de quem não tem muita semelhança com você e precisa existir a relação de influência para uma causa?

Primeiro, encontro um ponto em comum, mesmo que seja mínimo, mas isso já gera uma abertura. Após, destaque pontos que diferenciam uma escolha para outra, porque isso estimula a lógica da oferta x demanda, quanto mais pessoas compartilham da mesma opinião não existirá atração pela escolha, já a opção um pouco mais exclusiva, desperta a vontade da pessoa decidir mais rapidamente.

Que tal observar como estão as suas relações de influência?

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...