fbpx

Individualismo X Coletividade

Por que o individualismo pode nos tornar os maiores responsáveis pelas consequências econômicas e sociais que enfrentaremos?

Individualismo

Individualismo X Coletividade

Após mais de quatro meses de distanciamento social no Brasil, decorrente de uma crise ainda mais longa no mundo, somos convidados a repensar uma série de aspectos da nossa rotina, hábitos e, principalmente, costumes. Fomos obrigados a nos adaptar aos meios eletrônicos de convívio, interrompendo diversas atividades do nosso dia a dia. Inevitavelmente, todas as nossas relações foram afetadas.

No âmbito familiar, o tempo de convívio aumentou, assim como o compartilhamento de espaços e recursos. Muitos casais precisaram lidar com o distanciamento emocional até então suavizado pela correria do dia a dia. Assim como pais e mães precisaram lidar com a falta de limites e convívio com seus filhos na realização de atividades rotineiras como estudos e cuidados pessoais, delegados a cuidadores e escolas antes da quarentena. Infelizmente os índices crescentes de divórcios, violência doméstica e adoecimento psíquico indicam que nossa sociedade estava bastante doente, mas não estávamos atentos.

Apesar da relevância desta reflexão da vida pessoal, no entanto, quero voltar nossa atenção para outras relações que foram colocadas em xeque: nossas relações comerciais. A insuficiência financeira de muitas pequenas e médias empresas e empreendimentos, levou diferentes setores a enfrentar um efeito dominó sem precedentes de inadimplência e rescisão contratual.

Trabalhadores e prestadores de serviço também sofreram com cortes nos pagamentos e atrasos nos benefícios. Não bastasse o efeito negativo decorrente da falta de recursos e excesso de preocupações práticas de subsistência, me chama atenção a forma como muitas pessoas escolheram lidar com este cenário.

Sim, estamos em meio a uma pandemia sem precedentes. As incertezas e falta de prognóstico despertam muito medo e insegurança. Mas certamente o pensamento individualista de muitos tem agravado o impacto da crise na vida de todos nós.

A começar pela dificuldade de avaliar informações e intenções. A crise política instaurada no Brasil antes do início da pandemia põe em dúvida as motivações de praticamente todos os governantes e meios de comunicação, dificultando assim uma união do povo na busca por soluções efetivas. Somando-se a exploração de alguns setores responsáveis pelo fornecimento de itens básicos para a prevenção contra o vírus, e a falta de ações efetivamente colaborativas. Iniciativas privadas enfraquecidas pelo medo de sair às ruas de muitas pessoas.

Em meio a tudo isso, observamos reações grosseiras, unilaterais e exclusivas. Clientes rescindindo contratos exigindo ressarcimentos, sem considerar que estão contribuindo com as chances de o estabelecimento fechar as portas. Proprietários inflexíveis exigindo todas as condições contratuais previstas para caso de rescisão, desconsiderando que muitos inquilinos foram obrigados a entregar suas chaves por não terem como honrar o compromisso assumido.

O individualismo pode nos tornar os maiores responsáveis pelas consequências econômicas e sociais que enfrentaremos

Se continuarmos avaliando as circunstâncias individualmente, a partir dos nossos próprios interesses, desconsiderando a importância de repartirmos a conta da crise, seremos nós os maiores responsáveis pelas consequências econômicas e sociais que enfrentaremos.

A pandemia veio demonstrar quão frágil é o nosso sistema. Estamos forçados a definir nossas reais prioridades. Cabe a cada um de nós decidir como viver esta experiência. Diante desta reflexão eu lhe pergunto: quem você quer ser ao final deste episódio da nossa história? O que tem valorizado? O quanto tem evoluído?

Não são os fatos que determinam nossos resultados, mas nossa atitude diante de cada acontecimento. É hora de deixar de lado o individualismo, pois estamos todos juntos nessa.

O quanto isto está claro na sua percepção do mundo?

Sheila Berna
https://www.sheilaberna.com.br/

Confira também: Criatividade x Dicotomia

 

Sheila Berna Author
⚙️ Sheila Berna
Sheila Berna é Psicóloga pela USP, Especialista em Orientação de Carreira pela USP, Master Coach pela FEBRACIS, Consultora e Palestrante. Com mais de 12 anos de experiência em atendimento individual, há 5 anos trabalha desenvolvendo lideranças e equipes. Residente do Vale do Paraíba, atuou em diferentes projetos da região assim como em São Paulo e Rio de Janeiro. Empreteca, apoia o movimento dos Empretecos do Vale do Paraíba, contribuindo para a organização de eventos relevantes ao empreendedorismo da região.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa