fbpx

Incorporando a filosofia LEAN ao seu cotidiano!

Você, Coach, já ouviu falar sobre a Filosofia LEAN? Essa filosofia deveria estar na agenda propositiva de todo o profissional que, como você, trabalha com intervenção humana. Conheça o potencial de oportunidades que ela agrega ao cotidiano de quem se propõe a refletir e pensar.

A abordagem de hoje remete a uma filosofia (alguns chamam de princípio) que deveria estar na agenda propositiva de todo o profissional que trabalha com intervenção humana. Como o nosso espaço é voltado ao Coach, é para ele que serão direcionadas as dicas, as críticas e o potencial de oportunidades que a filosofia LEAN agrega ao cotidiano de quem se propõe a refletir e pensar. Afinal, a principal ferramenta do LEAN é o livre pensar e criar, criar e pensar!

Ela nasceu inspirada no sistema Toyota de gestão. Para se construir a perfeita referência de que isso não é modismo, o Instituto LEAN do Brasil foi criado em 1998 e, desde então, tem ampliado a presença dessa filosofia na vida das pessoas e das empresas. No país, o instituto já desenvolveu mais de 430 projetos e capacitou perto de 37 mil pessoas em cursos e palestras, sempre tendo foco no aprimoramento do sistema de gestão. Nestes anos mais recentes, organizações industriais e de serviços, de quase todos os setores da economia, têm usado o LEAN como meio fundamental para transformar pessoas, melhorar resultados e aproveitar o potencial humano.

LEAN remete a um conjunto de conhecimentos e competências que quer trazer soluções e eliminar desperdícios de toda ordem, de forma sistêmica e com processos bem definidos. Para atingir os objetivos o engajamento das pessoas é fundamental, e todo o processo tem a expectativa de gerar valor ao final da linha. Para sustentar o esforço para a mudança propositiva, o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas e os instrumentos implantados.

Buscando dar sustentabilidade às mudanças e ações propostas por seus Coaches, a LEAN Global Network criou uma estruturação para se pensar e praticar a filosofia. O instituto sugere que são seis as dimensões fundamentais, que precisam ser consideradas sempre: (1) O propósito (ou a razão essencial que justifica a mudança); (2) O processo (a maneira como o trabalho está organizado e quais mudanças são necessárias para alcançar o propósito); (3) As pessoas, pois na ótica LEAN o desenvolvimento deve ocorrer com a prática do método científico de gerenciar e resolver problemas; (4) Os sistemas de gestão, construídos e/ou mantidos com rotinas, mecanismos e processos gerenciais (5) O alinhamento e o comportamento condizente das lideranças, e (6) O pensamento básico presente, aquele que carrega a escala de crenças, valores, princípios, cultura organizacional e modelos mentais (sejam aqueles implícitos ou os explícitos).

Finalizando, já existe larga carga de conhecimentos, casos e aplicações da filosofia LEAN. O que cada Coach precisa entender (e aplicar) está na exata harmonia da relação entre os fatores mais determinantes para levar o cliente ao sucesso, na forma como ele identifica e registra “seu sucesso”.

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa