Identidade Corporativa: O que é e a importância para Seu Negócio!
A identidade de um negócio constitui a ponte entre a empresa e seus colaboradores, assim como deve ser, de fato, compatível com os objetivos a se alcançar
Como você, Empreendedor, definirá a identidade do seu negócio?
Valores, missão e visão são pilares para o planejamento estratégico de um negócio, orientam as ações da empresa, a busca de resultados e a motivação dos colaboradores. Tratam do que a empresa é e dos seus princípios éticos.
Ter um significado claro do que desejamos dos nossos colaboradores, de como podemos adicionar valor para os nossos clientes e para a sociedade e aonde queremos chegar é um primeiro passo para definir os valores, visão e missão desta empresa.
A identidade de uma empresa deve ser do conhecimento de todos os envolvidos e constitui a ponte entre a empresa e seus colaboradores, assim como deve ser, de fato, compatível com os objetivos a se alcançar.
Então, escolha um lugar apropriado e leve todos as pessoas relevantes para o seu negócio. Comprometam-se nessa reflexão!
Visão é uma viagem mental do conhecido para o desconhecido
Na prática, a visão fará com que mantenhamos o foco nos objetivos, norteando assim os planos e metas a se desenvolver, mantendo sempre a ênfase no crescimento do negócio.
Faça uma viagem mental para o futuro e modele como você imagina sua empresa daqui a 10 ou 20 anos e quais são suas expectativas, por exemplo:
- O que a empresa quer se tornar?
- Onde ela estará em alguns anos?
- O que está sendo construído para isso?
- Qual será o seu impacto e como, na prática, você terá influenciado a vida de seus clientes?
Missão é a razão da existência de uma empresa
A razão pela qual a empresa existe, quais são suas diretrizes e políticas, como se posiciona perante a sociedade, o mercado, os colaboradores, os clientes, e os fornecedores.
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Quem é o cliente?
- Como será adicionado valor para o cliente?
- Qual é a essência do problema que você quer resolver e como o seu produto ou serviço vai melhorar a vida do seu cliente?
Valores são os princípios e convicções que regem as relações dentro da empresa
Os valores representam as características e princípios que a organização cobra, respeita, admira e impõe limites para o que, de fato, pode e e não pode ser feito. Sendo assim, orientam os comportamentos e decisões das pessoas que integram a organização para realizar sua missão.
Deve-se escolher alguns princípios dos quais a empresa não abre mão durante o caminho para o sucesso:
- Qual é a ética da sua empresa? Inovação, criatividade, sustentabilidade, pontualidade, profissionalismo, compromisso social, desafios?
- Como deve ser o relacionamento entre os colaboradores e seu comportamento individual no ambiente de trabalho?
- Qual o relacionamento a ser estabelecido entre a empresa, colaboradores e seus clientes?
Desejamos muito sucesso na sua jornada como empreendedor, sem deixar de observar como você e seus colaboradores se relacionam com a visão, missão e valores da sua empresa.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como criar a identidade corporativa e seus benefícios para o sucesso do seu negócio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Graça Bogéa
https://www.linkedin.com/in/coach-graca-bogea/
Confira também: Reflexões Sobre o Ciclo da Vida: Uma Jornada de Aprendizado e Transformação
Participe da Conversa