fbpx

Humanização Coerente: O Coração no Centro da Organização

A onda Ambiental, Social e Governança (ESG) é a nova consciência no ecossistema de negócios. O início para a colaboração e evolução da chamada “humanização”

Humanização Coerente: O Coração no Centro da Organização

Humanização Coerente: O Coração no Centro da Organização

É lindo de ver o movimento de humanização das relações de trabalho se manifestar por todo lado. Desde estratégias de cuidado aos colaboradores a ações conscientes de real impacto nos consumidores e sociedade.

A onda ESG (Environmental, Social and Governance) em Português, Ambiental, Social e Governança, veio para ficar. É a nova consciência no ecossistema de negócios. De fato, um início para a colaboração e evolução do que chamamos “humanização”.

Há 20 anos, lidero uma organização em rede com o propósito de contribuir por uma nova consciência nos negócios, e observo este movimento amoroso nas organizações com o coração pleno. E, também, reflexivo.

Às vezes, observo um excesso de intenção em ser “humanizado”, um medo de não estar nas novas “normas” do que significa humanização. Técnicas lindas de comunicação, acolhimento, escuta, presença. Mas que quando se tornam “regra” tolhem a expressão verdadeira do ser.

Excesso de cuidado sobre como se deve se comportar na nova onda da humanização pode gerar stress silencioso, reuniões improdutivas e desvio do foco nos resultados. E medo de se expressar na espontaneidade criativa.

Humanização vem do coração. E de cada coração do ecossistema. Pulsando em seu potencial máximo, rumo ao claro propósito e objetivo de uma organização.

É mais e maior do que neutralizar os efeitos negativos que a cultura do stress e da competição vem gerando nas suas pessoas. Curar os impactos do sistema atual na saúde física, mental e emocional de seus colaboradores e líderes é só o primeiro passo no cuidar.

No sistema HeartMath que, junto ao Capitalismo Consciente, compõe a base da minha visão sobre humanização, entendemos que a partir de um indivíduo em sua melhor versão – física, mental e emocionalmente – criamos grupos e equipes coerentes, colaborativos, intuitivos, fluidos, que geram assim ideias e soluções que levam impacto positivo ao mundo por meio das qualidades do coração.

O HeartMath, instituto americano que estuda o coração há 30 anos, traz um sistema de técnicas que desenvolvem o estado de coerência cardíaca, que pode ser acessado de forma simples, e que estabelece uma sincronização entre coração e cérebro, impactando assim em melhorias na nossa saúde, resiliência, criatividade e capacidade de estabelecer boas relações. E ainda nos conecta com nosso senso de propósito e valores, de fato tão importantes para podemos fazer escolhas coerentes com a nossa verdade.

É ensinar as pessoas a viverem a sua melhor versão, integralmente, em seus múltiplos aspectos, além do profissional. E serem tudo o que nasceram para ser. Este é o caminho da real humanização. Como ensinar o filho a “voar”.

Equipes formadas por indivíduos coerentes são criativas e colaborativas e acessam o poder da inteligência coletiva, que une a inteligência de cada coração do time à inteligência mental, trazendo assim resultados práticos e inovadores para a organização como um todo.

Humanização coerente é facilitar o acesso ao poder e consciência do coração.

É sair o cuidado paternalista para a facilitação, de fato, do emergir do líder, do empreendedor que existe dentro de cada ser.

Que “humanização” seja um conceito em constante evolução, um jeito de ser e fazer negócios, no equilíbrio coerente entre florescimento individual e organizacional.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre Humanização Coerente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: A Inteligência do Coração na Liderança Consciente

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa