Anúncios

Humanidade na era digital

Não importa o segmento ou o serviço, o fato é que o consumidor irá sempre procurar viver uma experiência agradável e prazerosa.

516
516

Num recente artigo de Adriana Sales Gomes, publicado em julho de 2018 pela revista HSM com o título: “O jogo dos 7 erros da transformação digital”*, algo me chamou atenção sobre o que especialistas dizem com relação à maturidade da Internet e como as empresas e profissionais devem lidar com esta era digital.

O artigo fala dos 7 erros e quebra paradigmas importantes. O que dá para concluir é que, não importa qual o segmento da sua empresa ou do seu serviço, não será possível fugir da tecnologia. “Um dado importante apresentado no artigo é, por exemplo, o fato de que em 2001 das cinco empresas de maior valor no mercado mundial, apenas uma era de tecnologia, a Microsoft. Em 2017, todas são de tecnologia. Apple, Alphabet (Google), Microsoft, Amazon, Tencent (e Facebook vem logo depois).”

Porém, o que mais achei relevante, para nós coaches e empreendedores, é o fato de que Teco Sodré, investidor da Ikewai e especialista em marketing digital, Marcelo Tas, influenciador digital e estudioso da Internet, e Silvio Meira, cofundador do Cesar Instituto de Inovação e presidente do conselho do Porto Digital, destacarem a importância das ciências humanas e o fato de que as empresas contratarão profissionais como antropólogos por já terem percebido que entender o consumidor é fator crucial de qualquer negócio.

Neste sentido, muitas empresas como Amazon têm investido em inteligência artificial e em ferramentas como o mapa de empatia que ajuda a entender o consumidor em primeiro lugar e a se colocar no lugar do outro nas suas dores, angústias e necessidades. Não importa qual o segmento ou o serviço, fato é que o consumidor irá sempre procurar viver uma experiência agradável e prazerosa.

Não por acaso, o Coaching tem crescido e se posicionado como uma profissão que vai ganhando mais respeito e credibilidade, superando preconceitos. Cada vez mais, veremos psicólogos, administradores, filósofos, antropólogos, nutricionistas, educadores físicos e profissionais de várias áreas da saúde fazendo formação de Coaching e se especializando a fim de ajudarem empresas, pessoas e profissionais a se conhecerem mais e conhecerem todos os atores que atuam na sua rede de relacionamento.

Historicamente, nós, mulheres, já trazemos no nosso DNA este mapa de empatia e desenvolvemos uma habilidade excepcional de percebermos o outro. Além disso, aspectos igualmente importantes nesta era digital, ou pós-industrial, são a criatividade, a estética e a intuição. Nada disso é novo para sociólogos, intelectuais, filósofos e até escritores. O sociólogo Domenico Di Masi, em O ócio criativo, e até Dante Alighieri, na sua Divina Comédia, já diziam que esta seria a era dos valores femininos.

Portanto, mulheres e coaches, estamos vivendo um momento único de transformação no qual podemos colaborar e muito com a construção de uma sociedade muito mais empática, aliviando as dores de nossos clientes e consumidores, proporcionando a eles e elas experiências enriquecedoras através do uso de ferramentas e tecnologias de autoconhecimento e de compreensão do ser humano. Como disse Teco Sodré neste artigo: “Conheça o consumidor primeiro”.

Concluindo este artigo e parafraseando o que Sócrates nos disse há milhares de anos, eu diria: Conheça a ti mesmo e o teu consumidor e conhecerá os deuses e o Universo.

* trechos tirados do artigo: http://www.revistahsm.com.br/inovacao-e-crescimento/10247/

Cris Ferreira

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Anúncios
Neste artigo
Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis - Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me

 

Confira abaixo suas publicações:


Participe da Conversa