Hoje é 27 de Outubro … que bom!

Nós precisamos adquirir a consciência de que a paz estabelece-se primeiro em nosso interior, como prática cotidiana, a começar pela libertação dos desejos e do consumismo desmesurado.

Senhores, aconteceu de esta postagem cair bem no dia e mês do meu aniversário (só não vou dizer a idade para não assustar os leitores). Sou um escorpiano bem assumido, nos seus defeitos e qualidades, e sei que a data de hoje foi (e é) referência de fatos marcantes na História.

Entre as figuras notáveis que nasceram nesse dia podemos citar o explorador inglês James Cook (1728), o compositor italiano Niccoló Paganini (1782), o presidente americano Theodore Roosevelt (1858) e o escritor brasileiro Graciliano Ramos. A data também é referência da fundação de municípios que merecem ser citados e parabenizados: Afonso Bezerra (RN); Macaíba (RN); Mairinque (SP); Mombaça (CE); Nova Alvorada do Sul (MS) e Quixadá (CE).

Alguns acontecimentos que mudaram a História do mundo são celebrados em 27 de Outubro. Entre eles estão a descoberta de Cuba por Cristovão Colombo (1492); a assinatura do Tratado de Fontainebleau, que abriu as portas para Napoleão introduzir tropas no território espanhol (1807); a declaração de guerra do Brasil à Alemanha, três anos após o início da Primeira Guerra Mundial (1917); a assinatura do ato institucional nº 5, que extinguiu os partidos políticos brasileiros (1965); a iniciativa do Papa João Paulo II, que levou as principais lideranças religiosas mundiais à Itália, para rezarem pela paz mundial (1986); a descoberta de uma nova galáxia, 60 vezes maior que a Via Láctea (1990) e as primeiras eleições gerais de Moçambique, após a guerra civil que matou 600 mil pessoas (1994).

Como vemos, a data de 27 de Outubro pode ser “apreciada” sob várias perspectivas. Porém, aproveitando o embalo da minha motivação pessoal, eu quero trazer duas importantes contribuições ao que podemos esperar para o futuro da nossa sociedade. Uma delas, é que a data passou a ser aceita como o Dia Mundial de Oração pela Paz. Claro, não fiquemos limitados a um conceito pequeno de “Paz”, como algo que se pede pela oração, espera-se alcançar e pouco se contribui para isso.

Precisamos adquirir a consciência de que a paz estabelece-se primeiro no nosso interior, como prática cotidiana, a começar pela libertação dos desejos e do consumismo desmesurado. A oração pela paz quer contribuir com a energia positiva universal, mas que só se reforça pelo exemplo individual, todos os dias. Principalmente, pelo exercício pleno do bem maior do ser humano: o exercício da liberdade. Pela palavras sábias de Buda, “a paz vem de dentro de você mesmo, não a procure à sua volta”.

A segunda contribuição que eu quero trazer, associada à data de 27 de Outubro, está no fato de celebrar o Dia Nacional da Juventude. Especialmente, em 2015, o 30º aniversário assume o lema A juventude construindo uma nova sociedade,que busca fortalecer e estimular a contribuição positiva dos jovens na construção de uma nova forma de convívio entre as pessoas. Independentemente das crenças religiosas do leitor, vale a pena pensar em quanto podem ser positivas para os brasileiros as ações de conscientização social e espiritual para a nossa juventude, as novas comunidades, as congregações e grupos de trabalho com educação, famílias e adolescentes.

Finalizando, pode-se perceber que a mesma data histórica de 27 de Outubro marca conflitos e harmonia, atos de paz e de guerra. Porém, neste espaço dedicado aos coaches, o que vale mesmo é celebrar esse momento especial e a expectativa de que, a partir da relação com os clientes, a espiritualização da paz e a construção de uma nova sociedade possam estar a nascer todos os dias.

Um caminho, não o único, é construirmos uma corrente positiva que una cada um de nossos clientes à premissa de valorizar o ser humano, os seus melhores valores e a harmonia plena de gênero, raça e crenças. Pode ser difícil, mas merecemos todos nós praticar essa tentativa. Só a esperança de um dia se conseguir avançar, pelo menos em parte, já é meu grande presente!

Mario Divo Author
Mario Divo tem incrível experiência profissional, tendo chegado a meio século de atividade ininterrupta, em 2019. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo da plataforma Dimensões de Sucesso, acumulando com o comando da MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa