fbpx

HeartSpace: O Abraço Amoroso da Escuta Coerente

Como ativar o estado de coerência do coração para se colocar em escuta coerente para suas interações com os outros? Aprenda a criar seu HeartSpace!

HeartSpace: O Abraço Amoroso da Escuta Coerente

HeartSpace: O Abraço Amoroso da Escuta Coerente

Os níveis de estresse, ansiedade e depressão têm se intensificado exponencialmente durante a pandemia. Todos estamos, em algum nível, sentindo as dores e inseguranças deste período de transformação. Nos deparamos com uma revolução na nossa zona de conforto, com mudanças de rotinas, o enfrentamento de nossas sombras e medos, e um sentir profundo de que nada mais será como antes. E isto nos tira do equilíbrio, ou do que entendíamos por equilíbrio.

O impacto deste desequilíbrio interno individual nas relações é catastrófico. A pandemia também está mexendo profundamente com as nossas conexões com os outros. Casais, famílias, pais e filhos, colegas de trabalho. Afinal, quando estamos estressados reagimos às situações sem consciência, temos menos tolerância e uma perspectiva negativa de vida. É o tal do “pavio curto”. E assim, geramos mais conflito e separação.

Estamos no modo de sobrevivência, no “luta e fuga”, o que inibe psicofisiologicamente as funções mais criativas e nobres do nosso ser. E inibe a nossa melhor capacidade: a de nos relacionarmos pelas qualidades do coração.

O curioso é que todas estas tempestades nas relações acontecem bem no momento em que mais precisamos uns dos outros. De acolhimento, compaixão, companhia e colaboração. Nunca tivemos tanta premência de HeartSpace, um espaço amoroso da escuta coerente.

Segundo as pesquisas do Instituto HeartMath®, o estado de coerência cardíaca, ou coerência psicofisiológica, é um estado otimizado de funcionamento dos nossos sistemas, e que podemos acessar com técnicas simples que envolvem a regulação da nossa fisiologia e a ativação de emoções regeneradoras. Quando em coerência do coração, acessamos nossa melhor versão.

As pesquisas também demostram que quando estamos coerentes, vivenciando – intencionalmente ou não – emoções regeneradoras, o campo eletromagnético do nosso coração, que pode ser medido em laboratório em até 1 metro além do nosso corpo, carrega estas frequências de qualidade, o que influencia as outras pessoas e os ambientes.

HeartSpace é um campo seguro e amoroso, que podemos intencionalmente criar, para estarmos amorosamente presentes nas nossas relações. Ativamos um estado de coerência do coração, sustentamos sentimentos regeneradores e nos colocamos em escuta coerente para nossas interações com os outros.

As discórdias acontecem quando todas as partes estão envolvidas no emaranhado emocional do estresse, sem clareza e discernimento para interagir. Se uma parte está coerente e cria este HeartSpace para ouvir o outro, com presença e sem julgamento, sem interromper com ideias e argumentos, é criado um campo receptivo que é sentido pelo outro “energeticamente”, gerando flow na comunicação.

Ativar um HeartSpace é simples e pode ser utilizado em qualquer relação.

Em interações de profissionais que cuidam de seus pacientes/clientes; entre família; em relações de amizade e relacionamento; entre colegas de trabalho e equipes; entre líderes e liderados. Onde há relação interpessoal, existe a oportunidade de criação de HeartSpace para melhorar a qualidade das conexões.

Um líder, por exemplo, pode se relacionar com um colaborador amedrontado e estressado, criando este espaço de acolhimento, um container amoroso de escuta, convidando à expressão da vulnerabilidade. Ou, se a interação é com o time, garantir que o HeartSpace se amplie e abrace todos na escuta de cada coração ali presente, unindo o estado de coerência com um convite à expressão de ideias e emoções que possam estar subterrâneas, prejudicando todo o sistema.

HeartSpace gera segurança psicológica, harmonia nas relações e convida para a evolução individual e do grupo por meio do acolhimento do ser de forma integral, com forças e vulnerabilidade, erros e acertos, momentos coerentes e momentos de incoerência e medo. Ser aceito como SER nos liberta para SER e EXPRESSAR tudo que somos: caminho da felicidade.

Somos seres humanos vestindo funções. Mudamos de função, mas nunca deixaremos de ser humanos. Acessar o coração e desenvolver a capacidade de gerar HeartSpaces na nossa vida irá contribuir para caminharmos mais juntos, em colaboração por um mundo mais coerente.

Crie um HeartSpace em qualquer interação na sua vida, em 2 etapas:

1. Acesse o estado de coerência cardíaca:

  • Foque a atenção no seu coração;
  • Respire mais profundamente e mais devagar do que o normal, imaginando o ar fluindo para dentro e para fora do seu coração. Busque um ritmo confortável para você. E mantenha o foco no coração enquanto respira conscientemente por um minuto;
  • Ative agora um sentimento regenerador, como amor, carinho, coragem, apreciação, gratidão por algo ou alguém. Para acessar este sentimento, você pode se lembrar de um momento feliz ou de algo ou alguém que você ama. Vivenciando a emoção regeneradora você está melhorando a qualidade dos sinais  carregados pelo campo eletromagnético do seu coração.

Neste estágio, você está no estado de coerência do coração, com todos os seus sistemas funcionando em sincronia. Físico, mental e emocional. Aqui você está na sua melhor versão.

2. Crie um HeartSpace, o espaço amoroso da escuta coerente:

  • Neste estado de coerência, a cada respiração, irradie este sentimento regenerador para você e para o seu campo de energia pessoal. E visualize este campo amoroso se ampliando e envolvendo a pessoa e a situação da interação;
  • Mantenha-se coerente e irradiando estas frequências durante a interação, ouvindo pacientemente o outro e o acolhendo na sua intenção coerente.

Quanto mais praticamos coerência, mais fácil utilizamos esta competência a qualquer momento e em qualquer lugar, de olhos abertos e até durante reuniões – temos uma ferramenta transformadora nas nossas mãos, com o poder de melhorar a nós mesmos física e mentalmente, e ainda transformar a qualidade nas nossas relações.

HeartSpace, uma ferramenta estratégica e amorosa para este momento, onde o estresse e o medo precisam ser minimizados para dar espaço ao amor, à saúde, ao florescimento e, principalmente, às boas relações.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre HeartSpace? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Felicidade nas Organizações: Do Adoecimento ao Despertar da Cura

 

Roberta Moreira Lima é publicitária, idealizadora e orquestradora da RESERVA DE IDEIAS Marketing Consciente, organização em rede que há quase 20 anos atua com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Formada em Propaganda pela FAAP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Obstinada em promover um mundo melhor para todos, é certificada em Capitalismo Consciente, Coach pelo ICI – International Coaching Institute, Master Practioner em PNL, pela SBPNL e Terapeuta Vibracional, pelo Método Barbara Brenan (no Brasil, pelo Atelie de Luz). Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso em Amor. Instrutora Certificada HeartMath®
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa