
Habilidades São Essenciais? Como o Equilíbrio Emocional Impacta o Sucesso Pessoal e Profissional
“O maior presente que podemos dar ao mundo é a nossa própria transformação.” (Lao-Tsé)
Comportamentos influenciam na motivação positiva?
Na minha atuação em organizações, enquanto consultora, líder e coach, observo como as questões comportamentais afetam os resultados e o relacionamentos entre pessoas, causando desgastes e desmotivação.
Todos nós experimentamos uma infinidade de flutuações emocionais ao longo do dia e muitas vezes nem sequer compreendemos o que está causando certa onda de raiva, tristeza ou de outras emoções. Mas o importante é usar a sensibilidade e a consciência para reconhecer que estas emoções podem estar afetando o nosso comportamento.
Como o cotidiano nos surpreende?
Termos consciência e reconhecer um estado emocional não significa julgar. Não devemos sentir remorso ou vergonha por uma crise de raiva e muito menos por qualquer outra emoção que, por um momento, nos impede de ter respostas satisfatórias e ações coerentes com nossos valores.
Entretanto podemos investigar por que determinada emoção vem à tona e como podemos lidar com ela.
O cotidiano é inundado de surpreendentes situações e cada uma delas, com certeza, pode afetar a forma como agimos ou reagimos. É relevante ter em mente quais são as emoções básicas do ser humano:
- A Raiva aumenta a aceleração do cérebro e é sentida quando encontramos algum obstáculo que nos impede de realizar ações.
- A Tristeza diminui a aceleração do cérebro e é sentida quando passamos por uma perda de qualquer espécie, seja de uma pessoa querida, de um emprego, de uma promoção, de um bem material, enfim a perda de algo que não está mais ao nosso alcance.
- O Medo ocorre quando é apresentada uma situação de perigo ou ameaça, mas não a enfrentamos adequadamente. O medo, se não superado, aprisiona e nos impede de seguir em frente.
- O Afeto nos permite criar vínculos e nos concede a alegria de compartilhar as nossas vidas, o que somos e o que possuímos.
- A Alegria é um dos sentimentos mais valiosos e benéficos que um ser pode experienciar, pois motiva, espalha energia positiva e ilumina a vida entorno. A alegria surge da conquista de algo, quando temos a sensação de pertencimento ou quando nos transformamos para melhor.
Como buscar o equilíbrio emocional e reinventar-se?
Uma pessoa que sabe lidar com suas emoções aprende a identificar suas áreas de forças, de pontos a melhorar e analisa como pode atuar dentro de determinado contexto. Essa consciência gera a autoconfiança, que é um dos principais pontos de equilíbrio emocional. Se você sabe em que é realmente eficaz, pode operar a partir dessa confiança.
Aqui, enfocamos algumas habilidades necessárias, para obter o equilíbrio emocional:
Será que funciona?
Aqui estão algumas dicas que podem contribuir no ambiente de trabalho e nos seus relacionamentos com a família, amigos e conhecidos. Pense nisso:
- Preste atenção em suas emoções. Se estiver chateado, descubra o motivo, entenda o que está acontecendo na sua vida e encontre uma saída. Sinta cada emoção, mas pense sobre elas e use a razão.
- Não julgue as pessoas, conhecendo-as ou não, seja empático, procure ler suas emoções e coloque-se no lugar do outro. Ajude quando alguém precisar de você.
- Ouça, seja paciente, explique o que você deseja ou entenda o desejo do outro, procure ser gentil com você e com todos à sua volta.
- Saiba reconhecer seus pontos fortes, mas acima de tudo, o que precisa ser melhorado.
- Esteja atento as suas responsabilidades. Mantenha o foco, concentre-se no trabalho e em tudo que estiver sob seus cuidados.
- Desacelere, inspire e expire até sentir calma. Se for o caso, peça licença, saia e tome um café ou uma água. Muitas vezes suas emoções podem estar direcionadas a alguma pessoa. Pense que esse alguém não tem nada a ver com o que você está passando.
- Mantenha-se motivado. A motivação é uma energia que lhe dará forças para seguir em frente, ainda que tudo pareça confuso você saberá o que e como fazer.
- “Escolha um trabalho que você ame e nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”. (Confúcio). Se não for possível, busque então tirar proveito positivo das situações e absorva para sua vida apenas o que for bom e aquilo que sirva de aprendizado.
- Aprenda a dizer não quando for preciso.
Considere essas atitudes e veja como vão lhe trazer sabedoria e alegrias!
Está difícil avançar sozinho?
Peça ajuda de um profissional que saberá como lhe apoiar, nesta e outras questões, que lhe permitirão prosseguir confiante e preparado para continuar obtendo resultados positivos e contribuindo não só com a organização, mas com pessoas e outros ambientes também.
Para tanto, este profissional se comunicará de forma bastante objetiva, utilizando metodologias, ferramentas e estratégias focadas para a sua necessidade, com o propósito de potencializar capacidades, desenvolver competências de autoliderança, mudar comportamentos, aumentar autoconfiança pessoal e profissional. Ou seja, contribuir na sua transformação de vida, para que você consiga atingir seus objetivos.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como desenvolver habilidades para ser bem-sucedido como líder ou atingir transformações nas diversas áreas da sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em lhe falar a respeito.
Graça Bogéa
Pedagoga | Especialista em Saúde Comportamental | Orientadora Vocacional e Profissional | Mentora de Carreira | Master Coach e PNL
coach@gracabogea.com.br
https://www.linkedin.com/in/coach-graca-bogea
https://www.gracabogea.com.br/
coach@gracabogea.com.br
Confira também: Feedback: Uma Ferramenta Poderosa da Liderança

Participe da Conversa