Anúncios

Grandes resultados a partir de pequenas ações

Compaixão é uma das atitudes esperadas pelo líder e é uma das chaves para uma equipe mais feliz e produtiva. Mas como desenvolver esta atitude?

Compaixão é uma das atitudes esperadas pelo líder em ambientes mais autônomos, ou seja, preocupar-se com o bem-estar da equipe a ponto de tomar uma ação. Esta atitude é uma das chaves para uma equipe mais feliz e produtiva. Mas como desenvolver esta atitude?

Micromovimentos:

Podemos praticar compaixão a partir de pequenos movimentos. Kerry R. G. e Beth Schinoff, professoras em universidades americanas, sugerem a prática de micromovimentos que podem melhorar os relacionamentos no trabalho, como um pequeno ato de gratidão ou de compaixão.

Então para ter certeza se estamos no caminho certo, elas sugerem os seguintes princípios:

✔️ Compreender o ponto de vista do colega.

Tente se colocar no lugar do outro e imaginar como você reagiria a uma determinada ação no lugar dele;

✔️ Reconhecer que as pequenas ações nem sempre são intencionais.

Em nosso agir automático, às vezes praticamos pequenas atitudes desalinhadas de nossa verdadeira intenção. Se isso acontecer e você perceber alguma reação inesperada de um colega, faça uma pergunta, tente esclarecer o fato ao invés de supor o real motivo;

✔️ Compreender o próprio papel na história.

Adote a perspectiva do observador externo e observe suas ações. Como você tem se relacionado? Qual tem sido seu papel nas situações de trabalho? O seu comportamento aproxima ou afasta as pessoas? Quais conselhos você daria para alguém na mesma situação?

✔️ Registre suas pequenas ações em um diário.

Se há relacionamentos que você gostaria de modificar, invista tempo! Anote suas pequenas ações e o impacto delas, pois isso o ajudará a identificar padrões e ampliar as oportunidades de melhorá-los;

✔️ Saber que as pequenas ações boas ou más não se equivalem.

Infelizmente, ações ruins são muito mais poderosas, geram mais impacto do que as boas. Assim, se você realizou uma ação que gerou um impacto ruim, pense logo em seis ações que poderiam gerar um melhor resultado.

A compaixão pode ser considerada um nível avançado de altruísmo. O desejo real de fazer algo pelo outro, sentimento transformado em ação, por isso penso que, em nosso contexto social, esta é uma atitude que está sendo clamada por nosso tempo. Pequenos gestos podem transformar realidades.

Que pequena atitude compassiva você pode realizar hoje?

Fabiana Mello
https://www.fabianamello.com.br/

 

Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa