fbpx

Golden Circle: Invista Energia na sua Equipe pelo Propósito

Entenda por que investir na sua equipe pelo propósito pode acionar a automotivação e o engajamento. Conheça a teoria do Círculo de Ouro e inspire-se com exemplos de grandes empresas que usam essa abordagem para alcançar resultados significativos.

Golden Circle: Invista Energia na sua Equipe pelo Propósito

Golden Circle: Invista Energia na sua Equipe pelo Propósito

Um dos maiores desafios da liderança é o engajamento da equipe em torno dos objetivos em comum. É natural trazer métodos, rotinas e formas de gestão, no entanto, os líderes não investem energia no foco que aciona a automotivação e engajamento das pessoas: a construção de hábitos pelo propósito.

Simon Sinek é o criador da teoria “The Golden Circle” (círculo de ouro), tornou-se uma referência no desenvolvimento de líderes ao ministrar uma palestra no Ted Talks sobre o tema em 2009, no qual inspirou líderes a começar pelo seu “Por quê?”, relacionando essa teoria com estratégias de grandes empresas como, por exemplo: Apple, Martin Luther King e irmãos Wright.

No seu livro “Comece pelo porquê – como grandes líderes inspiram pessoas”, Sinek define:

“O Círculo Dourado acha ordem e previsibilidade no comportamento humano. Em outras palavras, ele ajuda a compreender por que fazemos o que fazemos. O Círculo Dourado fornece uma evidência convincente de quanto podemos alcançar se nos lembrarmos de começar tudo o que fazemos perguntando primeiro por quê.” (Simon Sinek, 2018, pág. 41)

O Círculo de Ouro (The Golden Circle) é uma metodologia que orienta o líder a começar pelo propósito, também chamado Causa Justa, na qual tem o poder de inspirar seus liderados a engajar-se na proposta e construírem resultados que possam perpetuar. Isto é possível por meio dos três círculos a elaborar de dentro para fora: Por quê? Como? O quê?

Douglas Silva, em um artigo no Blog Zendesk traz exemplos de empresas que usam a metodologia para inspirar seus liderados, a saber:

Natura

  • Por quê: somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
  • Como: a forma que expressamos nossa paixão é promovendo, de fato, o bem-estar das pessoas consigo e com os outros.
  • O quê: por meio de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Nike

  • Por quê: nós começamos as coisas. Apenas faça!
  • Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor.
  • O quê: por meio de tênis, roupas, e acessórios esportivos de qualidade.

Google

  • Por quê: para organizar os mundos e assim torná-los universalmente acessíveis.
  • Como: criando algoritmos.
  • O quê: serviços da web, aplicativos, sistema operacional para computadores e smartphones.

Coca-Cola

  • Por quê: compartilhe um sabor refrescante que combina com comida e experiências.
  • Como: criando uma receita flexível que pode ser usada em todo o mundo.
  • O quê: uma bebida suave.

Espero que este artigo contribua com o seu papel de líder para, de fato, engajar sua equipe para alcançar performance e constância por meio do propósito.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o círculo de ouro (The Golden Circle) e como investir energia na sua equipe pelo propósito? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Grande abraço,

Mayra Soares
https://www.linkedin.com/in/mayra-soares
https://www.facebook.com/mayra.dasoares

Confira também: Minha Carreira: Como Escolher a Profissão?

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 16 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Criadora do Programa de Autoconhecimento Viagem Interior: Descobrindo Quem Sou, Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduada em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo, RH Trabalho e Aprendizado e Coaching para Mulheres.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa